IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Começa segunda etapa da pesquisa epidemiológica sobre perfil da Covid-19 no Pará

Estudantes da Universidade do Estado do Pará aplicam questionário e testes na população

Teste rápido é realizado por estudante da Uepa para identificar o novo coronavírusOs estudantes de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) começaram, na manhã desta terça-feira (4), a segunda etapa da pesquisa epidemiológica que faz um levantamento de informações sobre a infecção pelo novo coronavírus nos paraenses. Ao todo, nessa nova fase, serão 37 bairros da capital e 14 bairros em Ananindeua e 227 profissionais envolvidos, entre estudantes e professores.

Segundo Clay Chagas, vice-reitor da Uepa, a pesquisa gera informações mais qualificadas que irão servir de base para a implementação de políticas públicas. “Nesse momento, além dos alunos levantarem informações sobre as condições socioeconômicas das pessoas e realizarem os testes, esses estudantes acabam ajudando também como instrumento de informação da ciência para a comunidade”, explica.

Uma das alunas que participa da pesquisa é a Letícia Camargo, acadêmica do 8º semestre de Enfermagem. “A primeira etapa foi bem cansativa, mas muito gratificante. A população agradece muito pela oportunidade de ter acesso ao teste, pois a maioria não tem acesso. Espero que nesta fase tudo ocorra bem e que nós possamos ajudar mais uma vez no levantamento dessas informações”, ressalta a universitária.

A dona de casa Telma Santos mora no bairro do Guamá, em Belém, e diz que a pesquisa ajuda os moradores dos bairros periféricos a entenderem melhor o cenário da doença no Pará. “Eu tive sintomas da doença, agora confirmei com o teste que tive mesmo a Covid-19 e tenho os anticorpos. Não tive acesso ao teste antes e, por isso, achei ótima essa pesquisa”, declara.

A segunda etapa da pesquisa epidemiológica vai até a próxima segunda-feira, 10 de agosto.

Pesquisa epidemiológica: acadêmicos da Uepa já começaram a visitar moradores da capital paraenseOs resultados da primeira fase

Na primeira etapa da pesquisa, foram feitas 8.587 entrevistas em todas as oito regiões de regulação do Estado. Além do questionário, foi realizado o teste rápido.

No estado do Pará, um em cada cinco habitantes testaram positivo para a Covid-19. O número equivale a cerca de 1,3 milhão de pessoas que já possuem anticorpos para a doença ocasionada pelo novo coronavírus, o que representa uma positividade global de 21% e garante que grande parcela da população já foi infectada pela doença.

Os números gerais da pesquisa demonstram que 21% da população pesquisada, com mais de 12 anos, teve contato com o vírus no Estado; 78,5 testaram negativo e 0,5, inconclusivo. Esse resultado foi analisado dentro de uma amostra de mais de 8,5 mil testes realizados, com margem de erro menor que 3%. A amostragem da pesquisa foi composta por 63,3% de moradores da área urbana e 36,7% da área rural. Leia mais aqui.

__________

Agência Pará