Recife (PE) - Em um movimento que vem chamando atenção no cenário político de Pernambuco, o deputado federal Túlio Gadelha (REDE) está tentando impedir que seu irmão, Ricardo Gadelha, concorra a uma vaga na Câmara Municipal do Recife. Este episódio ocorre em meio ao período de definições de candidaturas para as próximas eleições municipais.
Ricardo Gadelha, médico e ativista político mais velho que Túlio, tem enfrentado resistência dentro de sua própria federação, a PSOL-Rede, para lançar sua candidatura a vereador. O impasse gira em torno das alegações de Túlio sobre manter uma linha de combate às oligarquias políticas, contradizendo, segundo ele, a entrada de mais um membro da família na política.
Segundo aliados do deputado, que preferiram não se identificar, não há acordos com outros políticos para bloquear a candidatura de Ricardo, mas sim uma preocupação de Túlio com a imagem pública e acusações de nepotismo. No entanto, Ricardo refuta essas alegações, atribuindo a situação ao autoritarismo e ao desejo de controle do irmão.
Este conflito levou a debates acalorados dentro do partido, culminando na votação que excluiu Ricardo da lista de candidatos a vereador. A decisão, justificada oficialmente como "infidelidade partidária", ainda pode ser revista pela direção nacional do partido, onde o grupo de Túlio não possui maioria.
A situação destaca as complexidades e as dinâmicas internas dos partidos políticos, especialmente quando envolvem relações familiares, e ressalta a difícil balança entre integridade política e ambições pessoais.
18/11/2024 | 20:24
29/09/2024 | 13:11
25/08/2024 | 07:42