IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Novo Pronto Socorro de Belém promete descentralizar atendimentos de saúde

Obras avançadas e leitos adicionais para aprimorar o acesso dos moradores locais

Belém (PA) - O novo Hospital Pronto Socorro da Augusto Montenegro está prestes a ser concluído, com 98% das obras finalizadas e previsão de entrega para meados de maio. Esta unidade, com 150 leitos, visa descentralizar os atendimentos de saúde na capital paraense.

A construção do hospital, iniciada em junho de 2021, tem investimento superior a R$ 200 milhões e já gerou cerca de mil empregos diretos. O secretário da Seop, Ruy Cabral, confirma que os trabalhos seguem um cronograma preciso, com a etapa final focada em acabamentos e instalações.

Impacto Comunitário - Para moradores como Fátima Silva, 65, a proximidade do novo Pronto Socorro é um alívio. "Antes, a dificuldade de acessar serviços de saúde era grande. Agora, a estrutura próxima traz não só alívio, mas também expectativas elevadas quanto à qualidade do atendimento", diz ela.

O novo hospital não só vai lidar com urgências e emergências, mas também inclui uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep). Este segmento é dedicado a tratar transtornos mentais e questões relacionadas ao uso de substâncias, integrando mais eficazmente os cuidados psiquiátricos aos médicos gerais.


Benefícios Estruturais - Com uma área de 28 mil metros quadrados, o hospital oferece leitos de UTI, salas de cirurgia e atendimento de média e alta complexidade. Destina-se a servir não apenas os moradores de Belém, mas também das áreas vizinhas, como Bengui e Icoaraci, eliminando a necessidade de deslocamentos longos para tratamentos.

As expectativas são altas entre os moradores e funcionários. Leandro Machado, auxiliar de engenharia que começou como estagiário na obra, vê isso como uma evolução profissional e um benefício palpável para a comunidade. "A obra trará benefícios reais para a população, desafogando outros prontos socorros e melhorando a qualidade da infraestrutura de saúde local", afirma.

A abertura do novo Pronto Socorro é vista como um avanço significativo para a saúde pública de Belém, com impactos positivos esperados tanto na acessibilidade quanto na qualidade dos serviços de saúde oferecidos.