IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

No dia do aniversário de Belém, Estado entrega 9ª Usina da Paz, no Guamá

Esta é a 9ª Usina entregue pelo Estado, a 5ª em Belém. O espaço já começa a funcionar nesta sexta-feira (13)

No ritmo de celebração dos 407 anos de fundação de Belém, o Governo do Estado realizou, na tarde desta quinta-feira (12), a entrega de mais um complexo moderno e multifuncional chamado Usina da Paz, agora em um dos bairros mais populosos da capital: o bairro do Guamá. Esta é a 9ª unidade entregue pelo Estado, a 5ª em Belém.

“Este é um projeto estratégico do Estado que busca garantir, através da presença de Governo, com diversos serviços, para mudar a realidade social das comunidades. Estou muito feliz em entregar este complexo multifuncional agora, no bairro do Guamá, um bairro tão populoso, tão relevante e importante para nossa capital, no dia que Belém completa 407 anos”, informou o governador Helder Barbalho, que anunciou que o projeto agora parte para o interior do Estado.

“Vamos avançar com um planejamento ousado de levar 40 novas usinas, nos próximos quatro anos. Inclusive, nós já estamos com edital de chamamento aos municípios, para que cada cidade possa apresentar terrenos que estejam com o tamanho adequado para este empreendimento, mas que possam estar localizados em áreas com vulnerabilidade social e com densidade populacional. Já recebemos de 20 municípios com oferta de terrenos e, ainda nesse semestre, vamos iniciar a primeira etapa para avançar fortemente com esta experiência”, apontou.

Redução da violência

Durante o discurso, o governador ressaltou que o programa TerPaz trouxe ao bairro do Guamá uma redução em casos de violência dos crimes violentos, letais e intencionais (CVLI). “Antes de nós chegarmos aqui, foram registrados 232 casos, depois que nós chegamos aqui, esse número diminuiu para 84. Nós tivemos uma queda que representa 63% na redução dos crimes violentos, letais e intencionais. Mas isso não quer dizer que acabou, nós estamos fazendo mais, por isso, nós estamos entregando essa usina para chegar como referência de transformação social, mas nós temos que reconhecer todo o legado que já foi construído”, disse.

A programação foi realizada com muita animação com o samba e batuque da bateria da Associação Carnavalesca Bole Bole e o Boi de Máscaras Veludinho, atrações do próprio bairro. Estiveram presentes a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, a vice-governadora, Hana Ghassan, o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura e demais autoridades estaduais e municipais.

O evento contou também com o ato de entrega, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), de 100 rádios comunicadores, uma viatura e uma aeronave remotamente pilotada (drone) à Guarda Municipal de Belém, além de 146 coletes balísticos que irão equipar agentes da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Durante a cerimônia, o pastor Samuel Câmara recebeu, das mãos do governador, uma placa de homenagem. Como forma de agradecimento pela Igreja Assembleia de Deus ter doado o terreno que foi construído o complexo.

Transformação social

A UsiPaz Guamá está localizada na Avenida Bernardo Sayão, nº 4783, entre as passagens São Lázaro e Rui Barbosa, próximo ao primeiro portão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Assim como nas outras unidades, serão ofertados mais de 70 serviços intersetoriais gratuitos das secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. Todos os serviços gratuitos.

“Essa é uma experiência magnífica que já é bem sucedida através das 8 usinas que já estão funcionando com uma média de 15 a 20 mil beneficiários por mês. Temos certeza que aqui no Guamá, que é o maior bairro da cidade, temos 120 mil habitantes, tenho certeza que será um sucesso e já é um sucesso pela quantidade de gente que participa hoje, população que vem aqui acolher a Usina como sua. A população aqui, não só é bem-vinda, como ela é dona desse espaço”, informou o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri.

Os moradores vão poder usufruir dos serviços e atividades gradualmente, no dia seguinte à entrega. A partir de sexta-feira (13), iniciarão as inscrições para as modalidades esportivas, basta ir presencialmente na recepção da usina, levando originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. O cronograma com mais informações está sendo divulgado nas redes sociais das Usinas da Paz.

A estudante Niely Gomes, de 17 anos, veio conhecer o espaço e já está ansiosa para fazer alguma atividade. Ela é aluna do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Frei Daniel. “Eu acho que é muito importante ter um espaço como esse que vai acolher nós moradores. Realmente não tínhamos um espaço como esse, estou muito feliz, é bom saber que o governo está investindo no meu bairro. Eu inclusive quero fazer informática e outros na área de tecnologia”, contou.

Para a aposentada Edna Rodrigues, de 73 anos, a chegada da Usina representa um novo tempo para os moradores. “Eu moro aqui no Guamá há 30 anos, sou da comunidade Riacho Doce e já vivi muita coisa aqui. O TerPaz chegou e trouxe um novo olhar pra gente, agora com a Usina vai ser melhor ainda. Isso vai representar muito, nós idosos precisamos muito, de atendimento médico, de atividades esportivas… é um dia de celebração”, comentou.

Parceria - As obras, nesta unidade, geraram 450 postos de trabalho, patrocinadas pela empresa de alumínio e energia Hydro e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado.

“Com esta entrega, fechamos este ciclo da parceria, que contemplou três unidades na capital, e reafirmamos o compromisso da Hydro em apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Pará. Este projeto tem se mostrado um exemplo de política pública e cidadania. Temos enorme satisfação por estar contribuindo para a transformação e inclusão social de moradores da Região Metropolitana de Belém e de outras regiões do Estado”, ressalta Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul.

Estrutura - O espaço tem capacidade para receber cerca de 1.500 pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, uma quadra poliesportiva, quadra de areia, espaço multicultural; piscina semiolímpica; playground, salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

A ansiedade é grande para a moradora Ana Julia da Silva, de 34 anos. Ela já conhece as ações do TerPaz e participou recentemente de um curso técnico em enfermagem. “Estou com uma expectativa muito alta, visando uma grande melhoria para toda a nossa comunidade. Os cursos e atividades que serão ofertados serão essenciais porque muitas pessoas aqui não têm oportunidade de empregos, por falta de capacitação. Então a Usina da Paz vai trazer essa chance, eu já fiz um curso técnico de enfermagem pelo TerPaz, me formei há dois meses e já estou trabalhando na área, mas agora quero fazer um curso de costura para me aperfeiçoar também nesse segmento”, disse Ana Julia.

Funcionamento - A UsiPaz Guamá vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das Secretarias e Fundações para a realização de eventos.