IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Estado garante merenda de qualidade, transporte seguro e reforço na aprendizagem dos estudantes em 2022

Investimentos na área contribuem para melhorar resultados nos índices que avaliam o rendimento educacional

No decorrer de 2022, diversos investimentos foram realizados pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para garantir merenda escolar de qualidade, o deslocamento seguro até às escolas e o reforço na aprendizagem dos estudantes. Tudo isso reflete em mais concentração durante os estudos e, principalmente, contribui com melhores resultados nos índices que avaliam o rendimento educacional. 

Para muitos alunos, a merenda é uma das principais refeições diárias e, pensando nisso, a Coordenação de Alimentação Escolar (CAE) da Seduc, preparou um cardápio de acordo com as necessidades nutricionais dos estudantes. As unidades de ensino recebem, semanalmente, diferentes tipos de proteínas, carboidratos, leite, achocolatado, biscoito, ovos, polpas de frutas, legumes e hortaliças. 

A partir deste ano, o açaí também começou a fazer parte da refeição dos alunos em alguns municípios paraenses. Isso só foi possível graças à chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, que credenciou pequenos produtores para o fornecimento dos insumos diretamente nas escolas da Seduc. Essa iniciativa fortalece a cadeia produtiva de cada localidade e, também, garante alimentos mais saudáveis aos estudantes.

“Neste ano de 2022, houve um maciço investimento na área de merenda e transporte escolar, com a entrega de 33 novos ônibus e, com certeza, a Seduc caminha para melhorar suas atividades educacionais. Portanto, o trabalho é contínuo para que essa perspectiva seja fortalecida cada vez mais em todo o Pará”, ressaltou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. 

Transporte Escolar - Além dos investimentos em alimentação, o Estado tem trabalhado para assegurar a locomoção segura dos estudantes e, até o momento, já foram entregues 81 novos ônibus para diversos municípios paraenses. No dia 25 de janeiro, durante a entrega do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), em Belém, o governador Helder Barbalho também entregou dois veículos do tipo “Urbano Escolar Acessível”. 

Cada um deles têm capacidade para transportar até 29 alunos sentados, com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) e todos os equipamentos que garantem conforto e segurança aos passageiros.

Os avanços na área continuaram, em agosto, com a entrega de mais seis ônibus escolares que reforçaram a logística estudantil nos municípios de Altamira, Mocajuba, Moju, Novo Repartimento, Pacajá e Rondon do Pará. O valor total aplicado foi superior a R$ 1,5 milhão, com colaboração de emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho. 

Já no dia 30 de setembro, a Seduc realizou a entrega de 25 ônibus escolares para municípios das regiões metropolitana, nordeste, sudeste e sudoeste paraense. A cerimônia ocorreu no estacionamento do prédio-sede da Seduc, em Belém, e os veículos ajudaram na locomoção dos alunos que residem na área rural até as unidades de ensino em que estão matriculados. 

Os coletivos foram destinados aos municípios de Altamira, Bagre, Benevides, Breves, Cachoeira do Arari, Capanema, Castanhal, Eldorado dos Carajás, Gurupá, Igarapé-Açu, Ipixuna do Pará, Irituia, Marabá, Marituba, Mocajuba, Moju, Muaná, Nova Ipixuna, Ourilândia do Norte, Salinópolis, Santa Izabel do Pará, Santarém Novo, Tailândia (2) e Tomé-Açu. 

Vale ressaltar que esses veículos foram adquiridos por meio da designação de recurso parlamentar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a contrapartida do Governo do Estado. Cada ônibus escolar tem capacidade para transportar até 59 alunos sentados, dispõe de sistema de ventilação e, também, acessibilidade para PcDs.

TV Educativa - No dia 11 de agosto de 2022, mesma data em que se comemora o "Dia do Estudante", a Seduc colocou no ar, no canal 7.2, a TV educativa do Pará. O serviço é uma nova ferramenta que proporciona ao alunado paraense um jeito democrático de ter o reforço escolar no conforto de casa. 

A emissora conta com programação educativa 24 horas por dia que alcança, inicialmente, 20 municípios paraenses e chegará a mais localidades em breve. São 270 mil estudantes da rede pública estadual que já estão sendo beneficiados com a iniciativa. Toda a transmissão do canal é feita do Sistema Educacional Interativo da Seduc (SEI), localizado em Belém. 

A estrutura televisiva já estava sendo utilizada para o ensino médio presencial com Mediação Tecnológica, disponibilizada em comunidades rurais do Estado do Pará e para o reforço escolar, transmitido em TV aberta. Na grade de programação, são mais de 15 horas exclusivas de a  ulas em todas as disciplinas. A programação também conta com programas de culinária, vídeos clips e programas de variedades.

___

Ag. Pará