IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Beneficiários do Bora Belém já podem requerer também o Auxílio Brasil

Prefeitura propõe e vereadores de Belém aprovam mudança na lei que criou o Bora Belém para permitir que famílias beneficiadas também recebam o Auxílio Brasil

Os vereadores de Belém votaram favorável à proposta da Prefeitura de Belém, que altera o artigo 6º da Lei Municipal 9665/2021, que criou o programa de renda cidadã Bora Belém. A alteração permite que os beneficiários do programa possam receber, também, o Auxilio Brasil, que voltará a ser o Bolsa Família, programa do Governo Federal. 

O Bora Belém foi a primeira política de atendimento social proposta na atual gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, que o enviou à Câmara Municipal logo que assumiu o mandato em janeiro de 2021 e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Agora, o prefeito propôs a alteração, para que as famílias alcançadas com o benefício municipal também possam requerer o auxílio federal.

População beneficiada

Na manhã desta segunda-feira, 21, dos 35 parlamentares aptos a voltar na sessão, 24 foram favoráveis à alteração do texto original de criação do Bora Belém. Agora uma família poderá acumular os dois auxílios - municipal e federal -, se for enquadrada nos critérios de seleção. 

O prefeito em exercício de Belém de Belém, Edilson Moura, visitou hoje a Câmara e justificou a alteração: “Hoje nós temos uma população em Belém extremamente vulnerável. Juntando o auxílio do Bora Belém com o Auxilio Brasil essas pessoas terão uma condição melhor em termos de alimentação, de moradia, do atendimento à infância e adolescência. Quem sai ganhando com tudo isso é a população que está em vulnerabilidade", disse Edilson.

Alcance Social

Atualmente, o Bora Belém beneficia mais de 16 mil famílias de Belém, com um valor mensal que pode chegar até R$ 500, o que impacta diretamente 80 mil pessoas na cidade. 

O programa Bora Belém é gerido pela pasta municipal que administra as políticas em assistência social em Belém, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa). 

___

Ag. Belém