IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Vacinação continua disponível para a população de Belém nesta semana

A vacinação contra covid-19, gripe e sarampo e a multivacinação voltam, normalmente, nesta semana em Belém, a partir desta segunda-feira, 28.

A população pode procurar pelo serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército), na Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário Fibra e Unifamaz.

As vacinas estão disponíveis em horários diferenciados e de acordo com os públicos elegíveis para cada vacina.

Copa do Mundo

Atenção especial para os dias de jogos da seleção brasileira, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os pontos localizados nos hospitais das forças armadas estarão funcionando até às 11h.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informa que o município dispõe das seguintes vacinas contra covid-19: Coronavac, Janssen, Pfizer (adulto e pediátrica) e AstraZeneca.

Covid-19

A vacina é destinada a todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos 6 meses de idade.

Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para todas as pessoas, a partir de 18 anos.

A quarta dose também é ofertada para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, podem receber as doses de reforço os trabalhadores de saúde, as gestantes e puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receberem a quarta dose.

Quinta dose

Belém já disponibiliza a quinta dose da vacina anticovid para idosos a partir de 60 anos. Este reforço também é disponibilizado para imunocomprometidos, grávidas e puérperas.

Influenza

Desde o dia 26 de junho, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida. A Sesma ampliou o público para avançar ainda mais na cobertura vacinal. Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se imunizou também deve se vacinar.

Os grupos são crianças entre seis meses e menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos.

Também são grupos prioritários para vacinação contra Influenza: os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo

Contra o sarampo devem ser vacinadas todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores de saúde.

Poliomielite (paralisia infantil)

Contra a poliomielite, doença que pode causar a paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), nas seguintes condições:

- Crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário;

- Crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Multivacinação

É destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Documentos

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.

Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores aptos a se vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Veja onde se vacinar

- Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira o atendimento é das 8h às 17h, exceto nos dias de jogos da seleção brasileira, quando as unidades fumcionarão até às 11h. (todas as vacinas disponíveis);

- Hospital do Exército: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo). Em dias de jogos da seleção funciona até às 11h;

- Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Em dias de jogos da seleção funciona até às 11h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo);

- Hospital Naval: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Em dias de jogos da seleção funciona até às 11h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo);

- Universidades: Unama, Fibra e Unifamaz, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (vacinas disponíveis: covid, Influenza e sarampo). Não funcionarão em dias de jogos da seleção.

___

Ag. Belém