IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Governo do Pará entrega Policlínica em Capanema e amplia leitos do regional dos Caetés

A Policlínica dos Caetés que vai oferecer cerca de 30 especialidades e vai atender 16 municípios da região

Nesta quarta-feira, 15, o governador do Pará, Helder Barbalho. entregou em Capanema a Policlínica dos Caetés que vai oferecer cerca de 30 especialidades conta com dois pavimentos, distribuídos em 2.458,34m² de área construída, que funcionará ao lado do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), ampliando a assistência à saúde pública na região. 

O complexo hospitalar é um local construído para aumentar os serviços já ofertados à população da Região de Saúde Rio Caetés, agregando Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise (TRS), atendimento ambulatorial, fisioterapia e aumento da capacidade de internação, além de um Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), que será entregue em um outro momento, já com a Policlínica em funcionamento. 

Na oportunidade, Helder Barbalho, contemplou ainda os usuários do HRPC com a ampliação do número de leitos na Enfermaria que passou de 41 leitos para mais 50 leitos, somando um total de 91; e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que elevou de 10 leitos para mais oito, ficando um total de 18 leitos, que resultou em uma ampliação geral de 51 para 109 leitos.

“Esta não é uma obra apenas de Capanema. É uma obra que chega para  somar ao Hospital Regional, na ampliação da oferta de serviços em saúde, para salvar vidas e cuidar das pessoas e impactar na saúde pública desta região. É um novo tempo de oferta de leitos, serviços, serenidade do atendimento e no cuidado das pessoas. Hoje, nós estamos inaugurando a nossa Policlínica, que chega para somar à estratégia de saúde que o Governo do Estado implementa nessa região. E até o final do ano, quero voltar em Capanema para inaugurar o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista, o nosso Natea", enfatizou.

De acordo com diretor Executivo do Complexo Hospitalar, Marcelo Azevedo Costa, os novos leitos de internação já serão liberados na próxima semana, respeitando o tempo para serviços de limpeza e desinfecção, além da conclusão de treinamentos da equipe multiprofissional. “Grande parte dos exames serão liberados ainda esta semana em agenda complementar. E os demais serviços como consultas ambulatoriais, gradativamente, até chegar a totalidade da oferta dos atendimentos, em julho deste ano”.
Essas ações vão expandir a assistência de média e alta complexidade à população de 16 municípios da Região com  mais de 480 mil  mil habitantes.

Presente no evento, o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho, falou da importância da unidade para região. “É um dia muito importante. Um dia festa. Estamos entregando a Policlínica dos Caetés, juntamente com a ampliação de 51 novos leitos do Hospital Regional. Uma importante conquista para toda região. Vamos atender 16 municípios com 30 especialidades. A  Policlínica terá também o serviço de hemodiálise. É uma grande conquista com a descentralização do serviço para toda população que merece e precisa”.

Sobre a expectativa da entrega do Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea), o titular da Sespa a importância da política de atendimento voltado para pessoa autista. “Todas as policlínicas estão sendo construídas com um Natea. Aqui não seria diferente e em breve também estará sendo entregue para atender a população dos Caetés”. 

_________________

Ag. Pará