IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Governo do Estado entrega títulos de terras na 'Expo Carajás 2022', em Redenção

Evento fomenta a economia da região e, na abertura, foi marcado pela ação de regularização fundiária com a presença do governador Helder Barbalho

Governador na abertura da 25ª Expo Carajás 2022, em Redenção, no sudeste do Pará, onde fez entrega de títulos de terraAs obras de infraestrutura e as ações para desenvolvimento da atividade agro no Estado foram apenas alguns dos pontos destacados pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que participou neste sábado (4), em Redenção, da abertura da 25ª Expo Carajás 2022 O evento fomenta diversos setores da economia da região, e segue até o próximo dia 11 de junho, com exposição de animais, torneio leiteiro, leilões e shows musicais, entre outras atividades. 

“Redenção é uma referência para o agro, para o Brasil, uma referencia da pecuária, a força da lavoura, dos grãos, que são cada vez mais pujantes na região. Venho aqui como governador que acredita no agro, que prestigia o agro, sabemos quanto o agro é fundamental para o Estado do Pará, economia paraense, para geração de emprego e renda. Que nós possamos, por meio do agro, colocar alimento nas mesas das pessoas, e fazer com que o Pará possa ser cada vez mais competitivo”, destacou o governador Helder Barbalho, durante a abertura do evento no Sindicato Rural de Redenção. O governador ressaltou grandes investimentos em infraestrutura na região como a pavimentação da Transcanadá , estrada vicinal que faz  ligação de Canaã dos Carajás, Água Azul do Norte e Parauapebas. 

Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual fez a entrega de 30 títulos de terra para produtores rurais das regiões do Tupiacanga, Altos da Glória, Estrada do Paudarquinho e Frei Gil de Vila.  Os documentos são títulos definitivos trabalhados pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Redenção que possibilitou, em menos de 45 dias, os mesmos estivessem prontos. 

A agricultora Ana Maria Silva, de 66 anos, moradora da comunidade do Recanto do Sossego foi uma das beneficiadas com o título de terra. “Estou muito feliz, Deus seja louvado por isso. Essa caminhada foi dura, estou atrás desse título desde 2003 e agora pela vontade de Deus e do nosso governador, vou receber essa benção que vai ne dar mais segurança. Meu plano agora é plantar verdura e dar para quem precisa”, disse ela. 

Em Redenção, dona Ana Maria Silva ao lado do governador e autoridades na entrega do título de terra à agricultora ruralNa mesma oportunidade, Helder Barbalho fez a entrega do título de terra definitivo de para o empresário Maurício Pompéia Fraga, demonstrando que a regularização fundiária é uma política pública prioritária para o desenvolvimento do Estado e, por isso, valoriza a todos os atores desse importante setor produtivo: da agricultura familiar ao agronegócio.

“Existia uma dificuldade muito grande para gente fazer a regularização fundiária, dos VTNS  e quando o governador Helder assumiu, nós fomos juntos a Faepa, aceleramos esse processo, e hoje ele nos atendeu. Então fica mais barato hoje para o agricultor fazer essa regularização”, observou Márcio. 

Aeroporto - Na agenda, o governador assinou ainda convênio com a prefeitura para construção do balizamento noturno do aeroporto de Redenção, que vai permitir a operações de voos noturnos na pista, com investimento de R$ 456 mil do Estado, e R$ 24 mil da prefeitura. 

Feira - A Expo do Polo Carajás é o maior evento cultural do município de Redenção que fomenta o agronegócio e movimenta todos os setores da economia, e retorna após dois anos de interrupção em razão da pandemia de Covid-19.

___________________

Bruno Magno | Ag. Pará