IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Escola de Esporte do município abre inscrições para crianças e adolescentes

Além de futsal para crianças e adolescentes o Projeto Escola de Esporte da Sejel oferta outras modalidades esportivas, como karatê, basquete, voley e handball

A prática esportiva pode ser transformadora na vida de crianças e adolescentes. A cidadania está diretamente relacionada com a possibilidade da juventude praticar esportes em locais seguros e adequados.

Com esse intuito, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) abre inscrições para o Projeto Escola de Esporte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

No total 250 participantes poderão gratuitamente praticar futsal, vôlei, basquete, handebol e karatê no Complexo Esportivo Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta, em Belém.

“Felizmente, com o avanço da vacinação e o controle da pandemia de covid-19 temos a ótima notícia de retornar com nossos projetos presenciais. A Sejel tem o prazer de retomar mais essa atividade, que atenderá 250 crianças e adolescentes, principalmente nos bairros da Sacramenta, Telégrafo, Pedreira e Marambaia. Esse é mais um esforço para que nossas ações de esporte, lazer e cidadania cheguem à nossa juventude”, enfatiza a titular da Sejel, Carolina Quemel.

Modalidades 

Cada modalidade terá duas turmas mistas masculino e feminino de 25 alunos, cada, divididas em faixas etárias (veja ao final da matéria os dias, horários e faixas etárias de cada turma). As aulas ocorrerão dias de segundas, quartas e sextas para as modalidades futsal, vôlei, handebol e basquete. O karatê será nas terças e sextas para crianças de 10 a 15 anos. 

As inscrições estarão abertas até o dia 8 de abril, na quadra poliesportiva coberta do Complexo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para se inscrever os responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: o comprovante de residência (original e cópia), duas (2) fotos 3x4, documento com foto do responsável e aluno (original e cópia) e comprovante de matrícula escolar.

As aulas começam na próxima segunda-feira, 4, para quem se inscrever ainda nesta semana. O Complexo Esportivo Dorothy Stang, localizado na Passagem Santos Dumont, nº 175, entre as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, na Sacramenta. 

Expansão da oferta de vagas

Segundo o coordenador de esportes da Sejel, Robson Bastos, a iniciativa pretende ofertar essas primeiras 250 vagas no Complexo Dorothy Stang, e até o final do primeiro semestre expandir o projeto para o Espaço Mestre 70, no bairro do Guamá, para o Portal da Amazônia, e  para o distrito de Icoaraci, na Escola Madre Celeste e Liceu de Artes e Ofício, totalizando mil vagas no primeiro semestre.

Além dos fundamentos, técnicas e regras dos esportes, o projeto buscará proporcionar aos alunos e alunas a compreensão sobre este fenômeno, concebendo o esporte como um conhecimento socialmente construído pela humanidade e que compõe a cultura corporal dos indivíduos. “O esporte pode ser desenvolvido em três dimensões (educacional, participação e rendimento), o Projeto Escola de Esporte tem como referência educacional desenvolver os múltiplos conhecimentos deste fenômeno”, afirma Robson Bastos,.

- Aulas: Dias de aulas segundas, terças, quartas e sextas-feiras

- Período: manhã e tarde

- Modalidades: futsal, vôlei, handebol, basquete e karatê.

- Turmas: mistas masculino e feminino

Horários:

- Futsal: (segunda, quarta e sexta-feira)
08 às 09:00h –alunos (as) de 10 a 12 anos.
09 às 10:00h –alunos (as)de 13 a 15 anos.

- Vôlei: (segunda, quarta e sexta-feira)
10 às 11:00h - alunos (as)de 12 a 14 anos.
11 às 12:00h - alunos (as)de 15 a 17 anos.

- Handebol: (segunda, quarta e sexta-feira)
14 às 15:00h - alunos (as)de 7 a 11 anos.
15 às 16:00h - alunos (as)de 12 a 14 anos.

- Basquete: (segunda, quarta e sexta-feira)
16 às 17:00h - alunos (as)de 10 a 14 anos.
17 às 18:00h - alunos (as)de 15 a 17 anos.

- Karatê: (terça e sexta-feira)
08 às 09:00h - alunos (as)de 10 a 12 anos.
09 às 10:00h - alunos (as)de 13 a 15 anos.

_________________

Vito Gemaque | Ag. Belém