IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Estado entrega 97 unidades habitacionais nos conjuntos Riacho Doce I, II e III, em Belém

As obras estavam paradas até serem retomadas pela atual gestão estadual e entregues nesta terça-feira (21)

Da janela, dona Maria Auxiliadora experimenta a vista da nova casa, ao lado do governador e do titular da Cohab, Orlando ReisO Governo do Estado realizou a entrega, na manhã desta terça-feira (21), de 97 unidades habitacionais nos conjuntos Riacho Doce I e II, em Belém. A construção das unidades faz parte do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que está mudando a realidade de bairros como o Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco, garantindo, além de saneamento básico e mobilidade urbana, moradia digna para famílias que precisaram ser remanejadas por conta das intervenções no canal ou estavam inscritas em programas de assistência habitacional do governo.

Iniciadas em 2006, as obras nos Conjuntos Riacho Doce I, II e III se arrastaram durante anos, até serem retomadas pelo Governo do Estado. Os 97 apartamentos entregues nesta terça-feira fazem parte de um conjunto de 368 unidades habitacionais localizadas nos conjuntos Riacho Doce I, II e III que já estão prontas para serem habitadas. Os demais apartamentos serão entregues aos moradores nos próximos meses, pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

Durante o ato de entrega das unidades, o governador Helder Barbalho falou sobre a importância deste momento para as famílias contempladas. “É um sentimento de felicidade poder viver com essas famílias esse sonho da casa nova, da moradia digna. O sonho de poder ter um espaço seu. Com certeza será um natal especial, que eles poderão construir uma nova história em suas vidas. O Governo, cumprindo com sua obrigação, está trabalhando para que Belém possa ter uma nova condição urbana em bairros que historicamente alagam. São cinco bairros que vivem com alagamentos constantes e que, com a conclusão das obras do Tucunduba, nós viramos a página e permitimos com que essas comunidades vivam um novo ambiente”, assinalou o governador Helder Barbalho. 

Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, os moradores estão sendo recompensados durante anos de espera. “Foi uma grande luta. Nós não conseguimos logo a vitória, mas agora estamos podendo festejar. Queria parabenizar as famílias por nunca terem abandonado esse sonho, afirmou o gestor municipal.

Quem também participou da entrega e comemorou o ato foi o engenheiro civil, Ruy Cabral, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), pasta responsável pelas obras. “É um momento histórico para essas pessoas que esperaram e que hoje, graças ao empenho do governo do Estado, através da Sedop e da Cohab, está entregando essas habitações”, comemorou ele. 

O presidente da Cohab, Orlando Reis, destacou a importância de garantir moradia digna para a população. “Isso é consequência da ação do governo do Estado no grande projeto de Macrodrenagem, que envolve a bacia do Tucunduba. Hoje estamos finalizando essa obra que vai mudar a cara de Belém e dos bairros atingidos pela obra. Vamos ver que além da revitalização do canal, vamos produzir uma moradia digna e de qualidade para todos os contemplados", frisou. 

Estrutura

Cada unidade dos blocos Riacho Doce I e II tem 47,09 m², divididos em sala de estar e jantar, três dormitórios, cozinha e área de serviço. A área condominial tem pista de acesso pavimentada em bloquete, piso-grama no entorno dos blocos, 24 vagas para estacionamento, uma praça com quase 225 m², bancos em concreto armado com encosto, iluminação pública e área gramada.

Já nos blocos do Riacho Doce III, cada unidade habitacional possui 39,74 m², com uma sala de estar e jantar, dois dormitórios, uma cozinha e área condominial, com pista de acesso pavimentada em bloquete e piso-grama no entorno dos blocos.

As unidades também contam com uma estação de tratamento de água compacta, cujo sistema de reserva é composto por um reservatório apoiado de 400 m³, e um reservatório elevado de 300 m³.

Sonhos realizados

Para os contemplados com os novos apartamentos, o dia de hoje vai ficar marcado como a realização de sonhos. É o caso da dona de casa Ana Freitas, que recebeu a chave em nome da mãe, falecida em 2019. Com muita emoção por lembrar da espera vivida por sua genitora, ela comemorou a entrega da unidade.

“A expectativa era muito grande. A minha mãe veio do interior e, com muita luta, construiu uma casa que acabou pegando fogo. Desde então nós vínhamos esperando esse apartamento. Em 2019, minha mãe faleceu e nós seguimos em frente. Hoje minha felicidade é muito grande. Sei que minha mãe está em uma morada melhor. Eu agradeço a Deus e ao governador  por estar dando essa felicidade a cada morador que está aqui recebendo essa casa”, declarou. 

A aposentada Maria Auxiliadora dos Santos também realizou o sonho da casa nova. “Já tem 20 anos que estou esperando. Hoje eu tô muito feliz. Dou graças a Deus por ter chegado esse dia pra eu receber esse apartamento. Hoje vou sair do aluguel e vir pro meu apartamento. É um sonho. Agora é comemorar”, disse com alegria.

__________

Agência Pará