IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Delegação paraense já conquistou 12 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

A Seduc apoia institucionalmente e viabiliza o suporte aos 240 estudantes-atletas paraenses que participam dos JEBs 2021

Grupo de estudantes no pódio dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Pará conquistou 12 medalhas nas competições.Os representantes do Pará seguem alcançando bons resultados e marcas expressivas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Até o momento, 12 medalhas já foram conquistadas pelos estudantes-atletas paraenses nas competições e as últimas foram obtidas nesta terça-feira (2), por Yasmim da Silva Sousa (prata) e Bruna de Oliveira Robert (bronze), ambas residentes na capital do estado.

Quem subiu primeiramente ao pódio foi Bruna de Oliveira, que estuda no Colégio Gentil Bittencourt, em Belém, e conseguiu a 3ª melhor colocação na modalidade karatê - categoria absoluto. Logo em seguida, Yasmim da Silva, de 14 anos, que frequenta a Escola Municipal Abel Martins, localizada no distrito de Mosqueiro, também na capital paraense, conquistou o 2º lugar no atletismo adaptado - categoria salto em distância (80m).

Os representantes paraenses nas modalidades individuais dos JEBs, retornaram para Belém nesta quarta-feira (3), trazendo na bagagem bons resultados que vão ficar na história do esporte educacional do Pará, pois nunca foi conquistado tantas medalhas nesta categoria desportiva. Este resultado demonstra a importância que o estímulo dado aos estudantes-atletas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), fez toda a diferença.

Técnicos e atletas paraenses posam para foto no ginásio utilizado nos Jogos Olímpicos Rio 2016, agora palco dos JEBsINCENTIVO

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, afirmou que o bom resultado dos estudantes paraenses nos JEBs, é reflexo do investimento massivo que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), vem promovendo na área e destacou, ainda, que este é um grande exemplo de protagonismo juvenil e como o incentivo ao esporte pode promover a inclusão social.

“Estamos trabalhando na perspectiva da formação de novos atletas, que merecem o nosso respeito, carinho e admiração. Quero agradecer e parabenizar aos municípios que enviaram seus representantes, às escolas municipais, estaduais e particulares que tiveram êxito na competição e quero, sobretudo, agradecer ao belíssimo trabalho que o NEL tem feito, incentivando a formação de novos talentos e sendo importantíssimo para essas conquistas”, frisou Elieth de Fátima Braga.

Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais do NEL e chefe da delegação paraense nos JEBs, Ana Cláudia Neves, o Pará ainda tem grandes possibilidades de obter novas medalhas nas provas coletivas que vão ocorrer nos dias 3, 4 e 5 de novembro.

“Já possuímos representantes que vão disputar as quartas de finais, semifinais e seguimos confiantes de que vamos estar nas finais, em diferentes modalidades esportivas, enfrentando equipes do eixo sul-sudeste brasileiro. Temos grandes perspectivas de medalhas no handebol feminino, com o time de Moju; no basquete masculino, com o time de Belém; além do futsal masculino e feminino, com as equipes de Belém e Moju, respectivamente”, detalha a chefe da delegação paraense nos JEBs.

JEBs 2021

De 29 de outubro a 05 de novembro, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) estão sendo realizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, o evento busca recuperar o status de principal celeiro de talentos desportivo brasileiro.

Após 17 anos, a competição direcionada aos que ainda estão começando na carreira como atletas, ficou sem ocorrer. Na edição de 2021, 17 modalidades esportivas compõem a programação, 15 das quais foram disputadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio (com exceção do futsal e xadrez). Cerca de 6 mil estudantes com idades entre 12 e 14 anos, representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, com delegações do mesmo tamanho.

Pela primeira vez na história dos Jogos Escolares Brasileiros, haverá disputa de provas paralímpicas, na modalidade atletismo. Apesar de não ser o único objetivo, o sonho do pódio encanta os participantes dos JEBs e, no total, serão distribuídas mais de 2 mil medalhas para atletas de todo o País. As instalações que foram utilizadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, agora estão servindo de palco para as competições.

____________

Agência Pará