IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Uepa terá campus em Ananindeua; primeira etapa ficará pronta em 2022

A ordem de serviço para início do projeto foi assinada pelo governador Helder Barbalho, pele prefeito Dr. Daniel e pelo reitor Clay Chagas

Governador Helder Barbalho (c), o reitor Clay Chagas (e) e o prefeito Daniel Santos na assinatura da ordem de serviçoO Governo do Pará garantiu na tarde desta terça-feira (28) a construção da primeira etapa do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Helder Barbalho, na presença do reitor da Uepa, Clay Chagas, e do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel.

A obra, essencial para a expansão do ensino superior, foi definida pelo governador como o primeiro passo para que a área no bairro do Icuí se torne um polo educacional de referência na Região Metropolitana de Belém. "Aquilo que era a residência do governador poderia ter um uso absolutamente estratégico, dando  a Ananindeua equipamentos públicos que pudessem agregar à cidade qualidade de vida para sua população", destacou Helder Barbalho, que defende esse projeto desde quando era prefeito do município.

Segundo o governador, “essa área tinha que ser pensada estrategicamente para o futuro de Ananindeua. Nós tomamos a decisão, inclusive debatendo com o plano diretor da cidade, de que usaríamos para ser um grande polo de conhecimento para a Região Metropolitana de Belém porque não era correto um município de 500 mil habitantes não ter um equipamento de ensino técnico e superior".

Estrutura - O projeto inicial prevê a construção de um bloco térreo, portaria e caixa d’água. O prédio terá cinco salas de aula, dois laboratórios e salas administrativas. A Uepa já está estuda demandas para definir quais cursos serão ofertados. A previsão é que a primeira etapa da obra seja entregue em maio de 2022, para que o campus já esteja integrado ao processo seletivo no próximo ano.

Para moradores de Ananindeua e municípios próximos, uma das vantagens do novo campus da Uepa é não precisar se deslocar ao centro de Belém. “Eu digo que é um sonho que está sendo realizado. Eu até brinco com a minha irmã: imagina eu sair cedinho pra trabalhar no Campus Uepa Ananindeua! Isso é uma vitória pro povo de Ananindeua, para os servidores da Uepa, enfim, para todos. Uma enorme felicidade”, declarou Amália Paes.

___________

Agência Pará