IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Detran promove cursos de formação no interior do Estado

Os cursos atenderão cinco municípios e objetivam formar cidadãos conscientes sobre trânsito seguro

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realiza, neste mês de setembro, novos cursos de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito, Capacitação de Condutores para Transporte Escolar e Formação e Atualização para Mototaxistas. Promovidos pela Escola Pública de Trânsito, os cursos atenderão cinco municípios e objetivam formar cidadãos conscientes sobre trânsito seguro no interior do Estado. 

Tendo como público-alvo lideranças comunitárias, professores, policiais militares e profissionais do trânsito, o Curso de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito, será realizado, em parceria com as prefeituras, nos municípios de Jacundá e Acará, nas regiões sudeste e nordeste, respectivamente. Durante a formação, os participantes vão elaborar uma proposta de educação para o trânsito com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes nas vias. Serão abordados temas relacionados à ética e cidadania, legislação, comportamento seguro e práticas pedagógicas no trânsito. 

O município do Acará também receberá, ainda, o Curso de Capacitação de Condutores para Transporte Escolar. Durante oito dias, candidatos habilitados na categoria D abordarão assuntos voltados para a segurança do transporte de crianças e adolescentes. O curso começou no dia 30 de agosto e segue até 8 de setembro.

Fechando a agenda para setembro, o Detran promove também o Curso de Formação e Atualização para Mototaxistas e Taxistas, em parceria com prefeituras e entidades representativas da categoria. É uma formação obrigatória para quem exerce a profissão de atividade remunerada no transporte de passageiros em motocicletas, motonetas e automóveis. 

O curso trata de assuntos básicos como noções de legislação, ética e cidadania na atividade profissional do motociclista e gerenciamento do risco sobre duas rodas. Os profissionais terão aulas teóricas e práticas de pilotagem. Além de regularizar a profissão, o curso enfatiza aspectos recentes da legislação de trânsito e foca nas orientações sobre comportamento seguro, responsabilidade e prevenção de acidentes. 

Já os cursos de Agente Multiplicador e Formação de Condutores são realizados o ano todo e chegam a atender aproximadamente 500 pessoas em cada modalidade. Em ambas as formações, o Detran busca conscientizar profissionais do trânsito e condutores em geral sobre a importância do papel de cada um para a segurança viária, de forma a reduzir acidentes e preservar a vida no trânsito.

Serviço:

► Cursos de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito 
Jacundá: 13 a 18/09
Acará: 20 a 25/09

► Capacitação de Condutores para Transporte Escolar 
Acará: 30/08 a 08/09

► Curso de Formação e Atualização para Mototaxista 
Ourilândia do Norte: 30/08 a 07/09
São Geraldo do Araguaia: 09 até 15/09
Ponta de Pedras: 16 a 29/09

__________

Agência Pará