IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

ONU e Prefeitura de Belém firmam cooperação para desenvolver políticas para indígenas Warao

A assinatura do termo foi realizada no final da tarde desta terça-feira, 31, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama)

A Prefeitura de Belém desenvolve um trabalho integrado entre as secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e demais instituiçõesPara reforçar as políticas públicas voltadas a migrantes e refugiados que residem em Belém, além de proporcionar dignidade e desenvolvimento aos grupos, a Prefeitura de Belém e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) assinaram um Termo de Cooperação Técnica. 

A assinatura do termo foi realizada no final da tarde desta terça-feira, 31, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), no campus Alcindo Cacela. O evento contou com a presença de diversas autoridades e teve apresentação cultural do grupo de mulheres Warao do espaço de acolhimento da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o coordenador Adjunto da Acnur, Frederico Martinez, e o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, assinaram o documento de cooperação, que tem o objetivo de apoiar os serviços, programas e projetos ofertados para a população Warao, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

"O Acnur é um braço da ONU para a garantia dos direitos dos refugiados. Esta assinatura é uma sinalização de que, em Belém, nós lutaremos sempre pelo respeito e dignidade humana. Nós firmamos um conjunto de intenções que já estão sendo feitas, na prática", explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Entre as ações concretas que estão sendo é desenvolvidas e serão aprimoradas pela parceria, está a qualificação dos servidores que atuam com os indígenas Warao e reforço da estrutura material no espaço de acolhimento dos indígenasEntre as ações concretas, que estão sendo desenvolvidas e serão aprimoradas pela parceria, está a qualificação dos servidores que atuam com os indígenas Warao e reforço da estrutura material no espaço de acolhimento dos indígenas. 

"A população Warao em Belém encara vários desafios e para enfrentar tudo isso, só trabalhando em conjunto. O termo cooperação consiste em fortalecer o conhecimento da cultura Warao, apoiar o local de abrigamento com materiais necessários e fornecer treinamentos com orientações técnicas", explicou o representante adjunto do Acnur, Alfredo Martinez.

No discurso durante o evento, o prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou a importância do acolhimento da população refugiada. "Nós defendemos o amor de forma concreta. Não podemos ter ódio de pessoas que vieram de outros países. Os Warao vieram para cá por conta da situação social grave da Venezuela e devem ser tratados com o todo carinho por nós".

Participaram da mesa, a defensora pública Elizangela Machado, da Defensoria Pública Estadual, a promotora Patrícia Araújo, do Ministério Público do Pará (MPPA), e Fred Cardona, representante dos Warao.

Políticas públicas voltadas para os indígenas Warao - Atualmente, cerca de 450 Warao residem na capital paraense, sendo 165 no espaço de acolhimento da Prefeitura de Belém, no Tapanã. Vivendo há um ano no distrito de Outeiro, Gardenia Cooper, de 31 anos, celebrou a parceria entre as instituições. "É uma vitória para nós contar com este apoio. Nos necessitamos de educação, saúde e precisamos estar inseridos aqui".

A Prefeitura de Belém desenvolve um trabalho integrado entre as secretarias municipais, como a Secretaria Municipal  de Educação (Semec), Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e demais instituições que levam serviços de saúde, por meio do Consultório na Rua (CNAR), e educação. "Tudo é coordenado pela Funpapa", explicou o presidente da Fundação, Alfredo Costa.

"Nosso irmãos Warao são tratados com dignidade e recebem toda atenção de diversas secretarias de Belém. Inclusive, a Funpapa possui um Núcleo de Refugiados, que trabalha exclusivamente com essas pessoas que chegam a Belém".

No último domingo, dia 29 de agosto, a Prefeitura de Belém anunciou a implantação de uma escola indígena do município, para atender diversas etnias, entre eles, os indígenas Warao. O projeto político pedagógico participativo está sendo construído.

__________

Agência Belém