IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Julho das Pretas encerra com música, debate e homenagens

De acordo com a titular da Coordenadoria Antirracista de Belém, Elza Fátima Rodrigues, o saldo do evento é positivo

Após três dias de evento, a programação do "Julho das Pretas" encerrou com muita música, história, homenagem e empreendedorismo, na tarde desta sexta-feira, 23. O último dia contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que visitou a feira de economia criativa montada no Memorial dos Povos e participou da cerimônia de encerramento. 

"Belém, por muitos momentos, lembrou da data e organizou a resistência. A novidade agora é que existe um governo que apoia a luta e que colocou todas as suas secretarias para realizar este importante evento”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Empreendedorismo - O evento também contribuiu para a geração de renda, com a montagem da feira de economia produtiva, que ofereceu produtos exclusivos, como camisas, peças com miçangas, colares e outras bijuterias. 

“É uma oportunidade para nós, mulheres pretas, mostrarmos o nosso trabalho artesanal feito com todo carinho. Esse tipo de programação valoriza o trabalho e a nossa ancestralidade. Aqui, estou vendendo chaveiros, pulseiras, colares e outros produtos artesanais”, contou Fernanda Medeiros, de 21 anos.

Exposição - Como parte da programação, a Prefeitura de Belém organizou a exposição “Mulheres Negras e Ancestralidade: Nossas histórias vêm de longe”, que tem o objetivo de reafirmar o protagonismo e dar visibilidade às mulheres negras. Cerca de 70% da população da capital paraense preta, segundo dados do último censo do IBGE. Entre as homenageadas estão Tersa de Benguela, Felipa Aranha, Mãe Raimudinha, além de servidoras públicas municipais pretas.

Positivo - A programação especial é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho.  Belém é uma das duas capitais do país, entre as 26 existentes, que está promovendo um evento alusivo ao dia.

De acordo com a titular da Coordenadoria Antirracista de Belém, Elza Fátima Rodrigues, o saldo do evento é positivo. “É importante fortalecer o protagonismo dessas mulheres, tirá-las da invisibilidade, para ressaltar a importância politica, econômica e cultural que essas mulheres têm. Portanto, a avaliação desse primeiro encontro é positiva”, comentou.

Para o prefeito Edmilson Rodrigues, o evento mostra uma formação de uma consciência cidadã na população da cidade. “Uma exposição de fotografias com heroínas negras, vendas, música, debates de altíssimo nível, em três dias de evento. É, portanto, a formação de uma consciência cidadã de uma luta, cada vez mais, organizada e que combate atrocidades da sociedade atual, como a opressão racial”, finalizou.

__________

Agência Belém