IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Recarga do vale-alimentação escolar movimenta estabelecimentos comerciais nesta segunda, 5

O benefício garantido pelo Governo do Estado assiste, de forma escalonada, todos os 586 mil estudantes da rede pública de ensino estadual

A estudante da rede pública de ensino estadual, Adyla Viegas, foi às compras nesta manhã já usufruindo o seu vale-alimentação escolarO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início nesta segunda-feira (5), à mais nova liberação do vale-alimentação escolar. Inicialmente, o cronograma divulgado beneficia cerca de 205 mil alunos residentes nos cinco municípios da Região de Integração do Guajará. Todos já podem usar o auxílio.

Logo nas primeiras horas da manhã, alunos, pais e responsáveis correram aos supermercados de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, para adquirir gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, entre outros. Desde o início da sua criação, em abril de 2020, o auxílio já ajudou a garantir o alimento para milhares de famílias paraenses, durante este período de pandemia da Covid-19. 

Sidalva Gomes, mãe de três alunos que frequentam as escolas estaduais Mário Barbosa e Paulino de Brito, em Belém, destacou que o vale-alimentação escolar foi uma iniciativa essencial, criada pelo Governo do Pará, durante a crise sanitária mundial do novo coronavírus. A chefe de família também comentou sobre a liberação de mais uma recarga do benefício e afirmou que o recurso será algo providencial na compra dos mantimentos para seus filhos.

“Em casa, somos ao todo quatro pessoas e com a graça de Deus, mais uma vez o vale-alimentação escolar veio em boa hora. Durante esse período da pandemia, passamos por muitas dificuldades e o auxílio foi algo que veio no momento certo, para suprir as nossas necessidades. Soube que esta vai ser a última recarga, mas agradeço imensamente ao Governo do Estado, por criar este benefício que ajudou não só a minha família, como muitas outras por todo o Pará”, frisou Sidalva.

Mãe de um aluno do 9º ano na Escola Waldemar Ribeiro, no bairro do Umarizal, em Belém, Isis Bastos disse que o auxílio tem lhe ajudado bastante na compra de produtos para a alimentação do seu filho. “O vale-alimentação nos ajuda bastante. Com esse recurso disponibilizado pelo Governo, eu compro os lanchinhos dele, até porque mesmo com as aulas não presenciais, meu filho continua estudando e fazendo todas as atividades que vem da escola”.

“Meu filho tem colegas na escola, que não tem a mesma estabilidade financeira como nós temos, e a gente sabe que esse benefício faz uma grande diferença na vida deles. Conheço de perto a realidade que eles passam, de verem seus pais perderem o emprego e seus entes queridos para a Covid-19; portanto o vale-alimentação para eles, com certeza foi uma ajuda e tanto”, complementou Isis Bastos.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, evidenciou a importância do benefício, o impacto social e econômico que este recurso gera na população paraense e, por fim,  reforçou o compromisso com a comunidade escolar da rede pública estadual.

“O vale-alimentação escolar teve um papel importantíssimo para a melhoria de vida das pessoas, ao longo desses mais de um ano de sua existência. Este é um programa destinado a minimizar os efeitos da pandemia para os nossos alunos que estão em casa e que, certamente, possibilitou aos estudantes da rede estadual garantirem o mínimo necessário para a sua alimentação”, enfatizou a titular da Seduc.

INVESTIMENTOS

Criado em abril de 2020, o auxílio é uma das medidas adotadas pelo Governo do Pará, por meio da Seduc, que visa assegurar a alimentação escolar durante o período em que as aulas presenciais na rede estadual de ensino estiverem suspensas, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Esta iniciativa representa, atualmente, um investimento de R$ 497 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Estadual, que contemplam diretamente os 586 mil estudantes que estão matriculados na Seduc e também das Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPAs). Vale destacar que os alunos que já estavam na base de dados e evoluíram para o ano - série subsequente, em 2021, quando somadas às 11 vezes que o auxílio já foi disponibilizado, receberam a totalidade de R$ 880, cada.

CRONOGRAMA

Abaixo, veja como será o cronograma de liberação da 11ª recarga do vale-alimentação escolar. A relação discriminada dos municípios que compõem cada região de integração pode ser acessada no site ou nas redes sociais da Seduc.

Dia 06/07 - Região de Integração Rio Capim.

Dia 07/07 - Região de Integração Tapajós.

Dia 08/07 - Região de Integração Tocantins.

Dia 09/07 - Região de Integração Araguaia.

Dia 12/07 - Região de Integração Baixo Amazonas.

Dia 13/07 - Região de Integração Carajás.

Dia 14/07 - Região de Integração Guamá.

Dia 15/07 - Região de Integração Lago de Tucuruí.

Dia 16/07 - Região de Integração Marajó.

Dia 19/07 - Região de Integração Rio Caeté.

Dia 20/07 - Região de Integração Xingu.

SERVIÇO

Confira a lista dos estabelecimentos credenciados pelas empresas MeuVale e Maxx Card, aptos a receber a 10ª recarga do vale-alimentação escolar. Texto de Vinícius Leal (Ascom/Seduc). 

__________

Agência Pará