IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Prefeitura e Unicef debatem ações de direitos das crianças, indígenas e refugiados

A proposta é manter convívio direto e diário com o Unicef com a participação de representantes da PMB

Reunião entre prefeito e equipe com Unicef ocorreu nesta terça-feira, 9A criação de um comitê para desenvolver as ações para assegurar direitos às crianças, adolescentes, refugiados e indígenas foi debatida em reunião nesta terça-feira, 9, entre repreentantes da Prefeitura Municipal de Belém e do Fundo das Nações  Unidas Para a Infância (Unicef).

A proposta do comitê é manter convívio direto e diário com o Unicef com a participação de representantes da Fundação Papa XXIII (Funpapa), secretarias municipais de Educação, Saúde, Saneamento e Belemtur.

“Um dos objetivos é tratar das crianças indígenas que vivem em Belém e as crianças indígenas Warao. Nesse sentido pensar a autonomia financeira das comunidades em geral, da população de Belém, visando a segurança das nossas crianças, incluindo as crianças de famílias que estão refugiadas, seja por problemas humanitários, como é o caso da Venezuela, seja por situações bélicas”, explicou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

A representante Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Pará, Janaína Galvão, afirmou na reunião, que a entidade está no Pará desde 2019 e que reitera hoje, com o prefeito Edmilson, o compromisso da entidade com a nova gestão. "Nos colocamos à disposição para aprofundar as oportunidades de colaboração para a construção de uma visão comum sobre o futuro de refugiados e migrantes venezuelanos que residem no município de Belém”, propôs.

Os representantes da Organização das Nações Unidas também debateram prioridades no âmbito da educação acerca do acompanhamento escolar durante a crise sanitária do novo coronavírus . 

O especialista em Saúde HIV do Unicef na Amazônia Legal, Antônio Carlos Cabral, informou que o maior objetivo é fazer uma  construção coletiva para melhorar a vida das crianças e garantir o direito de cada criança e adolescente de Belém.  

O presidente da Funpapa, Alfredo Costa, informou que serão desenvolvidas ações em conjunto com as demais secretarias municipais, visando um trabalho intersetorial de inclusão dos indígenas Warao com proteção, segurança, mas mantendo a tradição cultural do seu povo.

__________

Agência Belém