IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Governo abre votação popular para escolha do projeto 'Parque da Cidade'

Votação popular é exclusivamente online e seguirá até 05 de agosto de 2020, o resultado será divulgado em seguida, dia 17

População tem até o próximo dia 5 de agosto para escolher a melhor proposta de parque para atividades de lazer, cultura e economia

O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), comandada pela jornalista Ursula Vidal, abriu a votação nesta segunda-feira (20) para a escolha da proposta finalista de Estudo Preliminar para o Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo do Parque da Cidade, a maior intervenção urbanística e paisagística dos últimos 100 anos, em Belém. A votação popular exclusivamente online se encerrará no próximo 05 de agosto de 2020 com o resultado divulgado em seguida, dia 17.

Esse diálogo com a população é uma das marcas da atual gestão da Secretaria, que abriu espaço para o público manifestar sua vontade desde a primeira etapa do concurso.

A execução do projeto é da Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa (Fadesp). A votação, as imagens das propostas finalistas e os projetos com menção honrosa, poderão ser conferidos e votadas no site http://parquecidade.com/votacao-final/voto/ ou pelo aplicativo  Parque Cidade, disponível na PlayStore e Appstore.

À frente do processo de votação popular, a Secult frisa que o projeto urbanístico do Parque da Cidade deve se voltar para o estímulo da relação da comunidade com o meio ambiente, na perspectiva de práticas de lazer, esportivas, contemplativas e culturais.

Coordenador do certame, pela Fadesp, José Júlio Lima explica que será computado apenas um voto por CPF. "Aquelas pessoas que votaram na consulta pública da primeira etapa devem utilizar o mesmo login, caso tenham esquecido a senha, o aplicativo tem o recurso de criar uma nova senha, a partir de um código de recuperação, que será enviado para o e-mail do cadastrado. Para os que irão votar pela primeira vez, é preciso fazer o cadastro".

Secretária de Cultura, Ursula Vidal, comentou sobre o grande alcance social da iniciativa. “Em um primeiro momento de consulta popular, tivemos uma participação muito expressiva, apontando quais os equipamentos desejáveis nesse projeto conceito. A gente acredita que, com esse momento já mais consolidado de visualização dos projetos, esse sonho fica mais concreto e as pessoas se sentirão ainda mais incentivadas a participarem da consulta popular’’.

“Estamos bem felizes com mais essa etapa que está iniciando e que consolida a construção democrática do Governo do Pará por uma Belém com mais qualidade de vida, uma Belém mais feliz", acrescentou Ursula.

Mais sobre o Parque da Cidade

Desde o anúncio pelo governador Helder Barbalho, no final de 2019, o projeto do Parque da Cidade tem ampla participação popular. Em janeiro deste ano, passou por uma fase de consulta pública, em que a população elegeu os equipamentos nos eixos de Esporte e Lazer; Cultura e Economia Criativa; e, por último, Paisagístico e Ambiental.

A segunda fase do projeto foi o concurso público de âmbito nacional, que recebeu mais de 80 inscrições de todo o País. Recentemente, as 23 propostas submetidas foram analisadas por um júri técnico com elevado conhecimento na área de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, responsáveis pela escolha dos dois melhores projetos técnicos, agora à disposição para decisão final da sociedade. 

__________

Agência Pará