IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Pará já tem mais de 100 mil recuperados de covid-19 e segue na abertura gradual da economia

O número corresponde a 88% dos casos confirmados da doença em território paraense

Na Policlínica, assim como milhares de pessoas, Maria Augusta fez os exames e recebeu o atendimento apropriado para enfrentar a doençaO Pará registrou 100.080 pacientes recuperados de Covid-19 neste domingo (5), o equivalente a 88% do total de casos confirmados: 114.535, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Pouco mais de 4% referem-se a óbitos relacionados à doença, o que indica que o vírus está agindo em 8% dos confirmados - cerca de 9.350 pessoas.

Itinerante - À medida que a proliferação do vírus avançava, foi necessário dar mobilidade à estratégia, com a Policlínica Itinerante atendendo a população em dezenas de municípios - por terra, rios e ar - e nos bairros mais populosos da Região Metropolitana de Belém (RMB). Mais de 80 mil atendimentos em atenção básica já foram contabilizados pelas Policlínicas Metropolitana e Itinerante.

Outra unidade que teve perfil alterado durante a pandemia foi o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci, que segue como porta aberta de urgência e emergência para pacientes com sintomas respiratórios. Mais de 37 mil atendimentos já foram realizados desde que se tornou referência para tratamento da doença.

Ampliação - Em março, no início da pandemia no Estado, o Pará contava com apenas 26 leitos clínicos e três UTIs para atender os pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Em pouco mais de três meses, a oferta saltou para 1.523 leitos clínicos e 702 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 2.225 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. O Estado também tem 27 leitos de UTI pediátricos e 24 leitos de UTI neonatal, além de 70 leitos em alas exclusivas para pacientes indígenas nos hospitais de campanha de Belém, Marabá e Santarém.

Revisão - Além da instalação dos Hospitais de Campanha em Belém, Santarém, Marabá e Breves, o Governo do Pará desenvolveu ações e decretou medidas de distanciamento e isolamento social, os quais estão sendo revistos gradativamente por meio do Programa RetomaPará, que visa à flexibilização de setores econômicos conforme a classificação de riscos nas regiões do Estado.

Entre as ações estão a distribuição de medicamentos em todos os hospitais do Estado, inclusive os particulares; entrega de mais de 300 mil máscaras para a população, por meio do Programa Máscara para Todos; campanhas de conscientização de cuidados preventivos, além de desinfecção de ruas, feiras e mercados da RMB.

__________

Agência Pará