IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Papa Francisco usa vestes litúrgicas realizadas na Amazônia

Na manhã deste domingo, 29 de outubro, a missa de encerramento do Sínodo dos Bispos trouxe um toque brasileiro e uma homenagem à Amazônia através das vestes litúrgicas usadas pelo Papa Francisco.

Na missa de encerramento do Sínodo dos Bispos um toque brasileiro e uma homenagem à Amazônia através das vestes litúrgicas usadas pelo Papa Francisco. Os trajes exibiram uma gama de tons de verde que simbolizavam as diversas espécies de árvores da floresta Amazônica. Essa escolha cromática pretendeu transmitir a riqueza e diversidade dessa região tão importante para o planeta, assim como a consciência de uma ecologia integrada como nos convida o Papa Francisco em suas encíclicas Laudato Si e Laudate Deum.

Os tons mais claros de verde nas vestes do Papa foram associados às folhas mais jovens das árvores, enquanto os tons mais escuros lembraram as folhas mais antigas. Esse detalhe simbólico buscou criar uma harmonia visual nos paramentos, celebrando a variedade presente na Amazônia.

O responsável por esse projeto foi o artista brasileiro Juan Gabriel Albuquerque Ramos, natural de Manaus. Sua inspiração e criatividade na concepção das vestes refletiram a essência do Sínodo dos Bispos, que, ao longo de seu caminho sinodal, trouxe à tona diferentes perspectivas e expressões da mesma fé, promovendo o diálogo e a sinergia entre os membros da Igreja.

___

Vaticano News