Atendimento na Escola José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem, em Belém, ocorre das 8h30 às 17h30A Policlínica Itinerante tem avançado em municípios do Estado e também continua atendendo vários bairros da Região Metropolitana de Belém. A coordenadora Alessandra Amaral informa que neste fim de semana terminam as ações na Estação das Docas, bairro da campina; na Escola José Valente Ribeiro, que fica no bairro da Cabanagem e ainda, no bairro de Águas Lindas, município de Ananindeua.
"Ficaremos nestes locais até domingo. A partir de segunda (22), seguiremos para outras áreas. A média de atendimentos diários que temos é de 200 a 300 pessoas. Mas teve um dia, na Estação das Docas que atendemos 600 pessoas. Isso pelo fácil acesso a ribeirinhos das ilhas ao redor de Belém e de pessoas que frequentam no centro comercial da cidade", frisou a coordenadora.
Na próxima semana, os serviços continuam percorrendo outros bairros da região metropolitana, tais como, Tapanã e Sideral, em Belém; e no conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua.
"O perfil da procura tem sido sempre o mesmo. Pessoas com quadros gripais em estágio inicial que podem ser suspeitas de Covid-19. Elas passam pela triagem, são avaliadas pelos médicos e se necessário são encaminhadas para exames laboratoriais e de imagem. Se houver também necessidade de encaminhamento de paciente pra uma maior avaliação ou até mesmo internação, temos uma ambulância que transfere para os nossos hospitais", enfatizou Alessandra Amaral.
A estratégia é descentralizar os serviços de atendimento clínico e laboratorial de baixa complexidade da rede pública de saúde do governo do Estado. Além de permitir o tratamento precoce da doença, o trabalho itinerante tem desafogado o atendimento na rede pública.
"Atualmente, a procura tem sido menor nos hospitais. O atendimento na Policlínica Metropolitana (que fica na Av. Almirante Barroso) e no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, tem reduzido 70%. Isso mostra a eficácia da ação quando levamos os serviços nos bairros, ou seja, mais próximo da população", reforçou Alessandra Amaral, reiterando também que a população precisa continuar se prevenindo com os cuidados para não proliferar o contágio da doença, tais como o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos.
Serviço
A Policlínica Itinerante tem ações que irão até este domingo (21), em três endereços:
- Estação das Docas, em Belém.
- Escola José Valente Ribeiro, na Trav. Benjamin com Rua Damaso, Cabanagem, em Belém.
- Escola Estadual Bom Jardim, Águas Lindas, em Ananindeua.
O funcionamento é de 8h30 até 17h30.
__________
Agência Pará
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08