IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Pará lidera índices de queimadas no Brasil, alerta INPE

Altas temperaturas e clima seco intensificam crise de incêndios no estado

Belém, PA - O estado do Pará alcançou o maior número de queimadas no Brasil de janeiro a outubro de 2023, com 31.119 focos, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O mês de outubro teve o segundo maior índice de incêndios em 25 anos, fenômeno que especialistas vinculam às mudanças climáticas e a uma estação particularmente seca.

Altamira, município com mais incidências de fogo, enfrenta sobrecarga nas equipes de combate. "A quantidade de focos supera a nossa capacidade de atuação", destaca o major Saimo Costa, focando na proteção residencial como prioridade.

Desafios na Reserva Tapajós Arapiuns

Na reserva Tapajós Arapiuns, brigadistas batalham contra a seca e acessibilidade restrita. "Há dias que o fogo é inacessível", compartilha o bombeiro Júlio César Galúcio, sublinhando as adversidades encontradas na vegetação densa.

Queimadas para renovação de pasto e limpeza de terrenos, muitas vezes de forma ilegal, são algumas das causas principais dos incêndios, agravadas pela seca. Cristiane Mazetti, do Greenpeace Brasil, conclama por mais ação governamental e preparo para enfrentar tais crises.

O governo do Pará admite as dificuldades impostas pela seca e afirma reforçar medidas de prevenção e combate aos incêndios. O IBAMA informa que está ampliando a equipe de brigadistas e utilizando drones para monitoramento, além do apoio aéreo já existente.