IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Campanha de vacinação contra influenza inicia no Pará antes do inverno amazônico

Esforço conjunto visa a redução de complicações e mortalidade pelo vírus da gripe

Belém, PA - A partir de segunda-feira (13), o Pará inicia a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que se estende até 15 de dezembro de 2023, com o dia “D” de mobilização marcado para 25 de novembro. Este ano marca uma mudança importante na programação da campanha, com o início antecipado antes do inverno amazônico.

A iniciativa busca reduzir complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus da gripe em toda a Região Norte. Tradicionalmente, a vacinação ocorria entre abril e junho, mas para a Amazônia, isso significava receber a vacina quase no fim do período chuvoso.

Grupos Prioritários e Microplanejamento

A campanha foca em grupos prioritários, incluindo idosos, trabalhadores da saúde, crianças, gestantes, entre outros. Uma novidade apresentada pelo Ministério da Saúde é o Microplanejamento, que busca fortalecer e ampliar o acesso à vacinação considerando as diversidades regionais.

Antecipação Estratégica

A decisão de antecipar a campanha na região Norte veio após reivindicações dos secretários estaduais de Saúde e discussões com organismos nacionais e internacionais de saúde. Este ajuste considera a sazonalidade do vírus da Influenza na região, que se intensifica com as chuvas de novembro a dezembro.

Esforço Conjunto

A vacinação é uma colaboração entre as três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando vigilância epidemiológica e atenção primária à saúde. O objetivo é adaptar a campanha às necessidades locais e melhorar a cobertura vacinal no Pará.

___