Belém (PA) - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) antecipa que novembro trará chuvas abaixo da média em regiões do Norte e Nordeste, enquanto outras partes do país terão precipitações acima da média. Segundo a matéria publicada originalmente pelo portal ABr, o centro norte do Pará, juntamente com outros estados da região Norte, terão volumes de chuvas inferiores a 80 mm.
No contrapartida, no sul da região Norte, as precipitações podem superar os 180 mm. Além disso, a maior parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste terão um retorno gradual das chuvas, podendo superar os 200 mm, ficando acima da média histórica.
Temperaturas em ascensão
O calor será predominante em novembro, com temperaturas acima da média em grande parte do Brasil. Em áreas como Pará, os termômetros podem ultrapassar os 28°C. Porém, nas regiões Sul e Sudeste, a chuva tende a amenizar o calor, podendo registrar marcas abaixo de 24°C.
Efeitos do El Niño
Até 16 de novembro, o fenômeno climático El Niño poderá ocasionar grandes volumes de chuvas em várias áreas do país. Esse evento resultará em um encharcamento do solo no Sul e também afetará o noroeste e oeste da região Norte. Contudo, o El Niño intensificará as secas em outras regiões, especialmente no bioma amazônico.
Em relação aos impactos na agricultura, o Inmet destaca que baixos volumes de chuva no Matopiba podem afetar os níveis de água no solo e consequentemente o desenvolvimento inicial da safra agrícola 2023/24.
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05