Belém (PA) - Durante uma fiscalização de rotina nesta segunda-feira (30), fiscais estaduais agropecuários apreenderam 29 toneladas de peixes congelados de origem clandestina. A carga foi interceptada no posto de fiscalização agropecuário do Itinga, município de Dom Elizeu, sem apresentar a devida documentação sanitária. A operação foi conduzida por agentes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) em parceria com a Secretaria da Fazenda (SEFA).
Riscos à saúde: “O produto apreendido não passou por nenhum procedimento de inspeção sanitária que garanta a inocuidade do alimento", declarou o gerente de trânsito agropecuário da Adepará, Paulo Bastos. Segundo ele, produtos de origem animal precisam de inspeções padrão para garantir a segurança do consumidor.
Identificou-se que os peixes, da espécie tainha e originários do Estado do Rio Grande do Sul, não tinham registro de inspeção sanitária federal, obrigatório para o trânsito nacional, motivo pelo qual foram considerados clandestinos.
Os fiscais lavraram um termo de apreensão e o motorista foi autuado por transportar produtos sem documentação sanitária. A carga foi encaminhada a um estabelecimento com registro em serviço de inspeção oficial para avaliação e destinação adequada.
Vigilância intensificada: A Adepará tem fortalecido a fiscalização. Com frequência, a Agência apreende mercadorias que não passam por inspeção realizada por órgãos competentes, garantindo a qualidade dos produtos de origem animal, sejam eles artesanais ou industriais.
___
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05