IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Evento em Belém apresenta soluções inovadoras para o complexo do Ver-O-Peso

Público poderá conhecer aplicativos como o que permite fazer um tour gastronômico virtual pela feira

O Programa de Capacitação DEV’s Pai d’égua promove no próximo dia 25 de outubro, às 9h, no auditório do Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, um evento com a apresentação de propostas socioeconômicas inovadoras para o complexo do Ver-O-Peso, em Belém.

Organizado pela Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), o encontro é aberto ao público e contará com a exposição de projetos de aplicativos que visam apoiar a coleta de resíduos e vendas de produtos da feira, além de um tour gastronômico virtual.

As ideias são resultado de uma jornada realizada pelos estudantes a partir do terceiro semestre dos cursos de Computação da UFPA (Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação). Os alunos puderam treinar habilidades técnicas e aspectos comportamentais. E os acadêmicos que se destacam podem receber uma bolsa de aproximadamente mil reais mensais viabilizada pelas empresas parceiras da capacitação.

Com mentorias de profissionais da indústria, que podem contratar os alunos, e de professores, a metodologia dinâmica é voltada às principais atividades de desenvolvimento de software e apresenta momentos síncronos e assíncronos, que unem fundamentos e práticas para que os participantes sejam capazes de desenvolver suas habilidades e entrar no mercado de trabalho.

“Queremos construir com os participantes, mentores e empresários paraenses um novo ecossistema de crescimento. Para isso, todos os conteúdos gerados para o programa unem fundamentos e prática para que os participantes sejam capazes de evoluir em seu aprendizado e ingressar no mercado mais preparados e aptos a solucionar diferentes problemas. Contar com o apoio da Fundação Guamá e desenvolver isso no ambiente do PCT otimiza nossos resultados”, conta Victor Pinto, coordenador do Programa DEV’s Pai D’Égua.

DEV’s Pai d’égua - É um programa de aceleração para estudantes da UFPA apoiado por empresas de tecnologia paraenses e pela Faculdade de Computação da Universidade. O objetivo do DEV’s Pai d’égua consiste na capacitação de talentos para a área de desenvolvimento de software orientada por práticas do mercado, desafios e mentorias ao longo desse processo. A proposta é que após a capacitação, os participantes estejam aptos para ingressar no mercado de trabalho.

O programa possui parceria com as empresas paraenses de tecnologia Bredi, CS-Consoft, Easygestor, Equilibrium Web, Inteceleri, Jambu Tecnologia, Techlead, Vibe e W3 e apoio da UFPA, Associação das Empresas Paraenses de Software e TIC (Pará TIC) e Fundação Guamá, que atua na administração do programa e auxilia com articulações envolvendo professores de outras universidades públicas do interior do Pará e o interesse da iniciativa privada.

Serviço

Demoday do DEV’s Pai d’égua

Local: auditório do Espaço Inovação do PCT Guamá, Av. Perimetral, km 01, S/N – Guamá.

Dia: 25 de outubro de 2022

Horário: 9h às 12h

___

Ag. Pará