IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cosmonauta publica vídeo do Amapá visto da Estação Espacial Internacional; veja

O cosmonauta russo Oleg Artemiev compartilhou, em suas redes sociais, uma visão aérea do Norte do Brasil direto da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O vídeo foi publicado na manhã desta quarta-feira (24) em sua conta do Instagram e mostra a foz do Rio Amazonas, conhecida como Delta do Amazonas — ela deságua no Oceano Atlântico, entre os estados do Pará e Amapá.

Com a canção “Mas que nada” (1966) ao fundo, Artemiev escreveu: “Motim de cores do Brasil da ISS!”.

Na semana passada, Artemiev foi repetidamente demandado a largar o que estava fazendo e retornar à câmara de ar da ISS por causa de um problema com seu traje espacial. 

Durante uma transmissão ao vivo, funcionários da Nasa disseram que o cosmonauta nunca esteve em perigo.

Ainda assim, os problemas com a bateria que alimenta seu traje espacial foram preocupantes o suficiente para os controladores de voo ordenarem que ele retornasse à estação espacial com urgência e conectasse seu traje à energia da estação espacial.

Outras capturas da ISS
Em julho, as luzes das cidades brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba foram fotografadas pela Estação Espacial Internacional.

As fotos, divulgadas pela Nasa, foram capturadas no dia 4, quando a ISS estava em uma órbita a 420 quilômetros acima do Brasil.

Assista o vídeo