Manifestações culturais de diversos povos, que se fizeram presentes no X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), marcaram o encerramento do evento, que reuniu representantes de entidades ambientais, de defesa dos direitos humanos, povos originários, tradicionais e urbanos dos nove países que compõem a Amazônia, durante quatro dias no campus do Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Carta - O Palco da Cultura, montado no espaço reuniu artistas de toda a Amazônia. Neste mesmo local, foi lida a Carta de Belém, que define o compromisso firmado no X Fospa com a Amazônia e a América Latina. Nela, consta as aspirações sociais e ambientais definidas no fórum para os países Pan-Amazônicos.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que participou do encerramento do X Fospa, fez um balanço do fórum que foi sediado na cidade.
“Como prefeito estou muito feliz de ter participado deste fórum, que nos fez perceber que enfrentamos aqui nestes dias a perversidade do sistema. Estamos unidos como povos da Amazônia por um futuro feliz”, afirmou Edmilson Rodrigues.
Apoio - Com patrocínio da Prefeitura de Belém, o X Fospa debateu durante quatro dias na UFPA soluções para problemas sociais, ambientais e econômicos, que afetam a região Pan-Amazônica. O Fospa buscou chamar atenção do mundo para a a floresta Amazônica e suas populações originárias, tradicionais e urbanas, tão afetadas pelos grandes projetos minerários, pela pecuária sem controle, pela monocultura, entre outros.
______________________
Fabricio Lopes | Ag. Belém
21/09/2023 | 09:22
21/09/2023 | 09:02
21/09/2023 | 08:46