IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Trasladação marca reencontro de fiéis e retorno das romarias de rua do Círio

A noite ainda não havia caído em Belém quando o som de orações e aplausos anunciava que a Imagem Nossa Senhora de Nazaré – padroeira do Pará – estava de volta às ruas para ser conduzida por seus milhares de fiéis em mais uma Transladação, a segunda maior procissão entre as que integram a romarias do Círio.

Nos últimos dois anos, por causa da pandemia de covid-19, foi necessário suspender todas as procissões do Círio. Para amenizar essa distância, a imagem da Virgem de Nazaré chegou a sobrevoar Belém de helicóptero, especialmente por cima dos hospitais, de onde saíram muitos pedidos de cura e para onde foram direcionadas muitas das orações nesse período.

Neste ano, o caminho das mangueiras entre o Colégio Gentil Bittencourt e a Catedral da Sé era guiado por palavras como “união”, “amor”, “paz” e “fé”. Sentimentos que levaram o promesseiro Arlen Alberto a carregar novamente a “Santa Iluminada” pelas ruas de Belém, neste sábado (8), em agradecimento pela saúde da filha e pela volta da vida à normalidade.   

“Tem sido um retorno gratificante para nós paraenses. Foram muitas vidas perdidas nesse período em todo o mundo, mas a nossa fé é maior do que tudo isso, por isso minha promessa é pela a vida inteira. Hoje eu pago pela minha filha e no domingo cumpro a minha”, conta Arlen. 

Trasladação

Última procissão do sábado (8), a Trasladação reuniu cerca de 1,4 milhão de pessoas. A romaria fez o percurso inverso ao Círio, dentro do prazo previsto de 5h. São cerca de 3,7 km, com passagens pela pela avenida Nazaré, av. Presidente Vargas, av. Castilho França, av. Portugal, rua Padre Champagnat até a Catedral da Sé. 

Durante todo o percurso, equipes do Governo do Estado, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) deram suporte aos fiéis, por meio da “Operação Círio 2022”. Ao todo, são mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual destacados para as 13 romarias oficiais e outros eventos relacionados ao período da festividade.

Impactos na economia

O Pará deve receber aproximadamente 50 mil turistas nacionais e internacionais na edição do Círio de Nazaré 2022, com estimativa de gasto médio desses turistas no montante de US$ 19,1 milhões em receitas para o estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Dieese-PA. Tanto o número de turistas quanto a receita gerada representam um crescimento superior a 66% na comparação com os dados obtidos em 2021, apontando um cenário de retomada da festividade.

____

Ag. Pará