IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Abertura da I Bienal de Artes de Belém terá a participação do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira

A programação da I Bienal de Artes de Belém revela a diversidade cultural de Belém, do Pará, para que todos tenham direito

Chegou a semana mais aguardada do mês: a da I Bienal de Artes de Belém. A expectativa é muito grande em relação à vasta programação preparada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel). Um dos eventos mais aguardados é a conferência de abertura intitulada “Cultura: Afirmação de Direitos”, que será realizada pelo ex-ministro da cultura, Juca Ferreira.

A conferência de abertura da I Bienal de Artes de Belém ocorrerá no auditório Eloy Chaves, do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), das 15h às 18h, nesta terça-feira, 20.

O sociólogo Juca Ferreira atuou duas vezes como ministro da Cultura e foi secretário municipal de Cultura de São Paulo e de Belo Horizonte. Consta ainda em seu currículo, ter atuado como vereador em Salvador, por duas vezes, cidade onde também respondeu como secretário municipal de Meio Ambiente. Em 2011, assumiu o cargo de embaixador especial da Secretaria Geral Ibero-Americana. 

Performance indígena - Além da conferência, o público também poderá presenciar a performance indígena realizada pela ativista indígena, atriz e escritora Márcia Kambeba. Márcia pertence à etnia Omágua/Kambeba e nasceu na aldeia Ticuna, em Belém do Solimões. Márcia é servidora da Prefeitura de Belém e a primeira indígena a ocupar um cargo público municipal na capital paraense. 

Tema da conferência de abertura - Com o tema "Afirmação de direitos", a I Bienal de Artes de Belém vai envolver toda a cidade, no período de 20 a 25 de setembro. Os oito distritos do município, além da ilha do Combu, receberão rodas de conversas, festival de música, apresentações de teatro e dança, oficinas de capacitação, recitais, exposições e shows. 

Programação para todos - Artistas consagrados, como Gal Costa e Zeca Baleiro, assim como atrações locais do cenário cultural da capital paraense, como aparelhagem Crocodilo, o músico paraense Felipe Cordeiro e diversos grupos regionais. 

Além disso, o público poderá participar de rodas de conversas, oficinas, apresentações teatrais, visitações a museus e diversos outros eventos.

Confira aqui a programação completa da I Bienal de Artes de Belém.