IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Marajó: Policlínica Itinerante chega ao município de Cachoeira do Arari

Moradores terão disponíveis, por dois dias, serviços de assistência médica para casos leves e moderados da Covid-19

Cachoeira do Arari é a quarta cidade do Marajó a receber os atendimentos de saúde para combater o novo coronavírusA Policlínica Itinerante do Governo do Pará chegou ao município de Cachoeira do Arari, cidade que abriga o museu do Marajó, espaço que possui um acervo com mais de 5 mil peças de cerâmica marajoara. Durante dois dias, os moradores locais terão disponíveis serviços de assistência médica para casos leves e moderados da Covid-19. A ação é realizada dentro de um navio com 32 profissionais da saúde que realizam triagem de enfermagem, consultas, exames e entrega dos medicamentos necessários à população.

As ações da Policlínica Itinerante estão ocorrendo dentro da embarcação desde o dia 9 de junho, quando iniciaram os atendimentos no município de Ponta de Pedras. Cachoeira do Arari é o quarto a receber os serviços exclusivos. 

Somente neste primeiro dia de ação, foram realizados 318 atendimentos, 81 testes rápidos, 30 exames PCR (coleta secreção) e 823 medicamentos entregues. 

“Foi o maior número de pacientes atendidos desde que começaram as ações pelo Marajó. A expectativa é de superar este dado nesta terça-feira, 16, último dia de serviços na cidade” - David Aires, coordenador da ação no arquipélago do Marajó.

Dona Oscarina Ribeiro e a filha, Dulcineia Ribeiro, receberam medicamentos e vão seguir o tratamento em casaDona Oscarina Ribeiro, de 99 anos, e a filha, Dulcineira Ribeiro, 60, foram atendidas neste primeiro dia da Poli no município. As duas, após passarem por todos os procedimentos necessários, receberam medicamentos para fazer o tratamento em casa. “Estamos saindo daqui muito satisfeitas com a assistência e o cuidado que os profissionais tiveram conosco. O médico passou remédios e vamos nos cuidar em casa”. 

Mãe e filha chegaram até o navio em uma ambulância cedida pela prefeitura municipal, apoio que vem ocorrendo desde o início das ações nos municípios marajoaras. 

A doméstica Anadete Figueiredo, 60 anos, também saiu com medicamento após passar por consulta médica. “Fui muito bem atendida do começo ao fim. Os profissionais me orientaram sobre a Covid-19, os cuidados que devo ter e, por isso, vou voltar para casa bem mais tranquila. O meu muito obrigado ao Governo do Pará pela preocupação com a saúde do povo do Marajó”.

Presente na ação, a prefeitura municipal cedeu servidores para apoiar os serviços. De acordo com o prefeito Jaime Barbosa, os atendimentos vão aliviar a pressão na rede local de saúde. 

“Nossa gratidão ao governador Helder Barbalho por ter direcionado uma ação tão importante para o município de Cachoeira do Arari. Nós da prefeitura estamos apoiando a ação, disponibilizando servidores e transporte (ambulância), para auxiliar a equipe da Policlínica Itinerante nos dois dias de ação. Os efeitos serão bastante positivos no combate a pandemia” - Jaime Barbosa, prefeito da cidade.

__________

Agência Pará