IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Prefeitura inicia 4ª dose da vacinação de novos grupos contra a covid-19 esta semana

A Prefeitura de Belém começou a semana vacinando novos grupos com a quarta dose da covid-19. Esta nova fase é aberta para trabalhadores da educação do ensino básico e superior e integrantes das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, com 18 anos ou mais.

Uma das pessoas que atendeu ao chamamento de prevenção da covid-19 foi a professora Maria do Carmo Marques, de 63 anos, que foi a um dos postos de vacinação da prefeitura para receber o imunizante.

"Tomar a quarta dose da vacina para mim é uma oportunidade de ouro. Passamos por momentos difíceis nesta pandemia, que estamos conseguindo superar graças à vacina", conta a educadora que recebeu o imunizante no posto da faculdade Fibra, no bairro de Nazaré. 

Podem receber também a  quarta dose da vacina os trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, pessoas com idade a partir de 60 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente) e imunocomprometidos com 12 anos ou em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou nas faculdades e shoppings centers, onde estão montadas salas de imunização.

A movimentação no posto de vacinação do shopping Pátio Belém, no bairro de Batista Campos, foi tranquila durante todo o dia. O aposentado Francisco Moraes, de 75 anos, procurou o local durante a manhã para receber a quarta dose da vacina contra a covid-19 e o imunizante contra a influenza, que também está sendo oferecido. 

“Este é o momento de agradecer a Deus e aos nossos governantes por essa oportunidade de proteção contra a covid-19. Peço que as pessoas que já puderem receber a quarta dose ou vacinar contra outras doenças que procurem um posto de vacinação, assim como eu fiz'', faz o apelo Francisco. 

Outras vacinas - Além da covid-19, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), também começou a disponibilizar nesta segunda-feira, 09, nos postos de vacinação as vacinas contra a influenza e o sarampo. 

Contra a influenza podem se vacinar os seguintes grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores 5 anos, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência.

Além de caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhador portuário, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medida socioeducativa.

A Sesma informa que crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, que nunca receberam a vacina contra Influenza podem receber duas doses, com o volume indicado para a idade. 

Todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos também estão aptas a receber o imunizante contra o Sarampo, assim como os trabalhadores de saúde, podendo tomar uma ou duas doses, dependendo do caso. Trabalhadores de saúde de todas as idades podem completar ou iniciar o esquema de duas doses, a depender da situação vacinal.

Postos de vacinação:

- Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;
- Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama), das 9h às 17h;
- Shoppings centers (Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará, Parque Shopping e IT Center), das 10h às 17h.