IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Capital paraense integra mutirão de vacinação e avança no combate à covid-19

Ao todo, a Prefeitura de Belém vai disponibilizar nos dias de mutirão, de 11 a 13 de março, mais de 50 postos de vacinação para a população receber a vacina anticovid. 

Quem também se imunizou contra a covid-19 no posto de vacinação da Fibra foi o estudante Maycon Kalel Souza, 6 anos, acompanhado da mãe dele, Márcia do NascimentoUma mobilização de todas as cidades paraenses. Assim pode ser definido o mutirão de vacinação contra a covid-19 promovido pelo Governo do Estado nos 144 municípios do Pará. No primeiro dia de mutirão em Belém, os postos de vacinação tiveram boa procura.

Podem se vacinar - Durante o mutirão podem se vacinar contra o novo Coronavírus todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose, até novembro de 2021 e ainda não receberam a terceira dose.

A professora Piedade Lima, de 50 anos, foi uma das pessoas que buscou o posto de vacinação do Centro Universitário Fibra, no bairro de Nazaré, nesta sexta-feira, 11.

“Ao tomar a minha terceira dose hoje eu me encho de um sentimento de esperança, de saúde. Mês passado, peguei uma gripe muito forte, o que fez atrasar a minha terceira dose, que estou tomando hoje”, conta a educadora. 

Quem também se imunizou contra a covid-19, no posto de vacinação da Fibra, foi o estudante Maycon Kalel Souza, 6 anos. A mãe de Maycon, Márcia do Nascimento, foi quem levou o pequeno para se vacinar pela manhã.

“Estava esperando por esse momento há muito tempo. Estou muito grata por ver meu filho receber a segunda dose”, comemorou Márcia. “Venham trazer seus filhos o mais rápido possível, para evitar mortes na família, por causa desse vírus", apela Márcia do Nascimento. 

Pendências - Atualmente, o Pará possui 830.633 crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra a covid-19. Já entre os adultos, 1.323.988 ainda não procuraram as unidades de saúde para tomar a segunda e 2.256.668, estão pendentes com a dose adicional. Um dos objetivos do mutirão é mudar esse cenário e diminuir o número de não vacinados na capital paraense.

A enfermeira aposentada Erotilde Marvão, de 89 anos, é uma das pessoas que pretendem colaborar para o aumento dos números de imunização em Belém. Nesta sexta-feira, ela buscou o posto de vacinação do Shopping Boulevard, no bairro do Reduto, para receber a quarta dose da vacina.

“Estou muito feliz em me vacinar hoje e chamo todos os outros idosos para fazer o mesmo. Com a vacina, eu posso fazer o que eu mais gosto, que é voltar a viajar”, diz a idosa. 

Quarta dose da vacina - Dona Erotilde faz parte de um dos grupos aptos a receberem a quarta dose da vacina contra a covid-19 em Belém. A Secretaria Municipal Saúde (Sesma) convoca também para se vacinar com a quarta dose as pessoas acima de 12 anos que vivem com alguma imunodeficiência e aquelas que nasceram até 1936. 

Documentação para se vacinar - Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Em caso de segunda ou terceira dose, deve ser apresentado também o cartão de vacinação de Belém.

As pessoas que vão receber a quarta dose, ou seja, que se enquadram nos critérios de alto grau de imunossupressão, devem apresentar, também, uma cópia do laudo, atestado ou receita médica que comprove alto grau de imunossupressão, pois serão retidos no ponto de vacinação.

Pontos de Vacinação nos shoppings para adultos e crianças (sábado, 12, das 10h às 19h, e domingo, 13, das 12h às 19h):

1. Boulevard, estacionamento G6, avenida Visconde de Souza Franco, 776, Reduto;
 2. Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusiva pelo acesso do condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G);
3. IT Center, avenida Senador Lemos, 3.153, Sacramenta (domingo, das 9h às 15h);
4. Parque Shopping, hall de entrada, avenida Augusto Montenegro, 4.300, Parque Verde;
5. *Shopping João Alfredo, rua Conselheiro João Alfredo n°236, Campina (*apenas no sábado, 12, das 9h às 16h);
6. Shopping Pátio Belém, 3º piso, travessa Padre Eutíquio, 1078, Batista Campos.

Pontos de vacinação nos hospitais, apenas para adultos (sábado, 12, das 9h às 13h)

1. Hospital Unimed Prime, travessa Francisco Caldeira Castelo Branco, 1.807, Guamá;
 2. Unimed Batista Campos, Rua Presidente Pernambuco, 388, Batista Campos.

 
Texto:Fabricio Lopes