Na noite da última sexta-feira (14), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), entregou para a população o Museu de Arte Sacra revitalizado. O equipamento cultural, que passou por reparos no segundo semestre de 2021, teve seu reencontro com o público em uma programação especial e alusiva aos 406 anos de Belém, com abertura da exposição “Belém periférica: Sonora e Noturna” e apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.
Com investimento de aproximadamente R$1 milhão, o MAS recebeu intervenções para reconstituição da pintura das fachadas, reparos no telhado, a remoção de infiltrações, goteiras, desentupimento das calhas e outros. O local, que abriga ainda a Igreja de Santo Alexandre, não recebia essa revitalização completa há cerca de 10 anos.
Para a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, a obra é de grande importância para o patrimônio arquitetônico do Estado.”Hoje, devolvemos para a população o nosso museu de Arte Sacra, essa entrega é muito importante para Belém e seu centro histórico. Além do Museu, inclui os reparos na Igreja de Santo Alexandre, e inclui também a revitalização daquele casario na rua Padre Champagnat. O nosso jardim interno também recebeu esses reparos e agora está pronto para acolher eventos musicais, de poesia, ligados à própria Galeria Fidanza”, ressalta.
Para a entrega, a Secult preparou uma programação cultural que combina música e exposições. Na Galeria Fidanza, o público pôde aproveitar as fotografias da exposição “Belém periférica: Sonora e Noturna”, mostra que fez sua estreia e ficará aberta até o dia 17 de fevereiro, de terça à domingo, das 9h às 17h.
Na Igreja de Santo Alexandre, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz fez mais um concerto belíssimo que encantou os visitantes, como conta Rosane Brandão, acadêmica de Turismo da UFPA.
Para a universitária, esse momento, cheio de cuidados e restrições, é muito importante para a retomada de programações culturais que estavam completamente paralisadas durante os picos da pandemia de Covid-19.
“Hoje foi um dia muito especial de estar aqui na reabertura do Museu, e poder prestigiar a Orquestra Sinfônica foi maravilhoso. Fazia tempo que eu não vinha aqui, e poder prestigia essa noite foi incrível, por estarmos nos ‘alimentando’ com essa cultura”, destaca.
Ela comenta ainda sobre a importância dos equipamentos culturais e históricos do Pará. “A igreja de Santo Alexandre guarda uma parte da nossa história, e é muito importante para o nosso patrimônio. Espero que mais ações culturais sejam fomentadas dessa forma”, concluiu.
__________
Agência Pará
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05