IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Parque da Residência terá 2ª Edição do Festival ‘Temperos de Origem’, neste final de semana

A cozinha paraense é carro-chefe do Festival ‘Temperos de Origem’, neste final de semana, das 10h às 21h, no Parque da ResidênciaNeste final de semana, 18 e 19 de dezembro, o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Cultura (Secult), de Turismo (Setur), e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unama e o apoio da Leal Moreira, realiza a 2ª Edição do Festival Tempero de Origem. O Festival será no Parque da Residência, das 10h às 21h, com atrativos da cultura alimentar paraense, e do empreendedorismo local, em uma ação que fomenta o turismo, à cultura e à sustentabilidade. 

Nos dois dias de ação, 16 produtores locais, articulados pelo Sebrae, vão expor diversos produtos de origem amazônica, como queijos, licores, doces, farinhas e chocolates. Além disso, 10 restaurantes selecionados pela Abrasel também participam do Festival com pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento, usando ingredientes locais.

A programação também conta com palestras e aulas show com a participação de chefs de cozinha de todo o Estado na Cozinha Show. Uma dinâmica animada de preparação de receitas diante do público, que comparecer ao Teatro Estação Gasômetro. Nesta edição, instituições como Apae e o Pestalozzi terão participação especial preparando receitas.

As atrações artísticas confirmadas são dois grupos de contações de histórias para o público infantil. Também haverá apresentações musicais com o Açaí Latino com Beto Farias, Lucyan Costa & Banda, e, ainda, com os sambistas Mariza Black e Arthur Espindola & Banda.

O chocolate a partir do genuíno cacau paraense também estará presente no Festival, neste sábado (18) e domingo (19), em BelémA 1ª Edição da ação movimentou aproximadamente R$ 60 mil, e a expectativa para a segunda edição também é animadora. “Essa fusão de experiências culturais interligadas pela gastronomia foi super bem recebida pelo público, que lotou o Parque da Residência e já saiu perguntando pela próxima edição", destaca a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

"E a ideia é essa: fortalecer o ‘Temperos de Origem’, como uma política pública permanente no calendário cultural e turístico da cidade, oferecendo um evento bem produzido e acessível, criando ainda novas conexões de produção, consumo e divulgação dos produtos gastronômicos de origem amazônica. Tudo junto e misturado, com tempero especial de inovação e sustentabilidade”, acrescentou a titular da Secult.

O secretário estadual de Turismo, André Dias, assinalou que “é de extrema relevância poder dar continuidade a esse projeto que é uma política pública de fomento à produção local, aos nossos ingredientes paraenses, de origem - como é o próprio nome do evento, para que a gente possa os incluir, cada vez mais, em nossa rotina e levar a gastronomia regional a outros patamares, acrescentando mais conhecimento, mais tecnologia para gente ter".

Ele observou que a proposta foca no "mercado para produtores regionais e que eles possam alçar voos maiores e é por isso que a gente precisa reforçar isso e expandir para outros produtores e a criação e uma nova cultura através de nossos ingredientes que são tão ricos, cobiçados, mas que ainda falta esse elo entre o ingrediente e a mesa”, disse o secretário da Setur, André Dias.

Protocolos de segurança - A ação tem entrada gratuita, no entanto, em cumprimento ao Decreto Estadual 2.044/2021, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação completa (duas doses) para acesso ao espaço.

Serão dispensadas apenas pessoas que não podem ser vacinadas, mediante apresentação de atestado médico que impossibilite a administração de quaisquer vacinas ofertadas pelo sistema público de saúde.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SÁBADO (18/12)

10h - Abertura

10h15 - Contando história "A Princesa Jia" - Ester Sá

12h - Açaí Latino com Beto Farias

12h30 - Palestra "Indicações geográficas e marcas coletivas - estratégia de fortalecimento da gastronomia" – Karine Sarraf

13h – Cozinha Show: “Biscoito de chocolate sem glúten” - Alunos APAE - Andrea Pinto

14h - Palestra “Origem de ‘temperos de origem’ - sabores amazônicos” – Juliana Dias

14h50 – Cozinha Show "Jambu, chicória, tucupi, taperebá" - Andressa Martorano

15h40 - Palestra "Cacau e chocolate paraense na gastronomia" - Luciana Centeno

16h – Cozinha Show: “Chocolate, chicória, queijo de búfala” - Thomaz Figueiredo

16h50 - Palestra "Comida étnica e a cadeia do pescado amazônico" - Giselle Arouck

17h10 – Cozinha Show “Cozinha Ítalo- amazônica” - Angela Sicilia

18h - Palestra Farinha de Bragança: Comida como Patrimônio" - Kenny Nogueira

18h20 – Cozinha Show "Ostra" - Alessandro Oliveira

19h - Lucyan Costa & banda "A Volta do Brega Raiz"

DOMINGO (19/12)

10h - Abertura

10h15 - Programação infantil: "Comédia: Contratória de Historiação" - Grupo Miolos do Riso

12h – Show "Expedição Pará" - Mariza Black

13h – Cozinha Show: “Confeitaria caseira e saudável” - Alunos Pestalozzi - Shirlen Leal

14h – Cozinha Show “Ostra  de produtores” - Chef Carlos Malicheschi

14h50 – Cozinha Show “Farinha, feijão manteiguinha, queijo de búfala” - chefe Arturo Baez

15h40 - Palestra "A versatilidade culinária dos peixes regionais" - Paulo Araújo

16h – Cozinha Show: “Peixe e pupunha” - Prazeres Quaresma

16h50 - Palestra "Jambu: aspectos regionais e gastronômicos" - Ana Paula de Souza

17h10 – Cozinha Show: “Jambu, chicória/tucupi/ pupunha” - chef Sandra de Azevedo

18h - Palestra "Tucupi: o ouro líquido da Amazônia" - Niara Silva

18h20 – Cozinha Show: “Jambu, tucupi e pato” - chefe Paulo Henrique Chaves

19h - Arthur Espíndola & Banda "Chova Tudo O Que Tem pra Chover".

__________

Agência Pará