IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Secretaria de Cultura do Estado realiza oficinas na UsiPaz do Icuí-Guajará

Usina da Paz, projeto integrado do Territórios pela Paz, do Governo do Estado, tem oportunizado curso de dança, confecção de instrumentos, entre outras atividades

Momento da oficina de dança de hip hop na UsiPaz, articulada pela Secult, dentro do Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do EstadoAs oficinas de dança de hip hop, confecção de flautas transversais de barro e de captação de áudios para bandas têm transformado a vida dos moradores do Icuí-Guajará atendidos no complexo Usina da Paz, projeto integrado ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado. Essas modalidades são ofertadas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que acompanha de perto o andamento das ações. 

O morador do Icuí-Guajará, Cleiton dos Santos Nascimento, é pai de Gabriel, 6 anos, e Clarrisa, 8 anos, participantes das oficinas de dança de hip hop. Ele não esconde a satisfação. “Primeiro, eu vim para inscrever eles (as crianças) nas aulas de natação, mas também achei interessante a oficina de dança. No começo, meus filhos ficaram um pouco tímidos, mas logo começaram a gostar. Percebo que as aulas têm ajudado muito na autoestima deles e também na disciplina de estudos, porque para dançar aqui os professores cobram que eles estejam indo bem na escola, então eles estão gostando da rotina e eu também estou gostando da dedicação deles. Estou tão satisfeito, que tenho trazido eles com o maior prazer”, relata o pai das crianças. 

Para o professor de dança de hip hop, Domingos Santos, que também é morador da comunidade, as oficinas e o novo espaço trouxeram uma nuvem de esperança e oportunidades. “Para a juventude da minha comunidade, o movimento hip hop é muito importante. A maioria das crianças atendidas são as que infelizmente enfrentaram aquela fase ruim que o Icuí enfrentou, onde o índice de criminalidade era muito grande, quando a criança tinha que ficar trancada em casa. O movimento hip hop a gente já desenvolve dentro da comunidade há muito tempo e, graças a Deus, tivemos essa oportunidade de trazer para dentro da Usina. Nossas crianças estão encantadas. Quando eles estiveram aqui pela primeira vez para conhecer o espaço que nos foi cedido para executar as oficinas percebi que eles ficaram admirados, viajando em uma nuvem de esperança e oportunidades. Eles estão encantados e motivados com todo esse acolhimento, conteúdo e infraestrutura, pois sempre tivemos espaços muito difíceis pra treinar e isso faz a gente respirar e procurar sempre melhorar para ajudar essas crianças”, considera o professor.

Criança e adolescente concentrados na aula prática com instrutor na oficina de dança de hip hop na UsiPazDan Bordallo é músico, produtor musical e instrutor da oficina de captação de áudios para bandas. Ele também destaca como essa modalidade pode trazer novos horizontes de trabalho para os participantes. “O começo foi desafiador porque a turma ainda não conhecia bem os conceitos técnicos de áudio, então tivemos que voltar umas casas para que todos pudessem avançar juntos. Eu acho muito legal que a molecada esteja participando de oficinas como essa, porque é mais um horizonte que se abre para eles. A possibilidade de você trabalhar com áudio é uma coisa que às vezes as pessoas não consideram, por achar que a gente está limitado a fazer música, mas não, eu tenho mostrado para eles que existem muitas possibilidades com áudios e eles estão aprendendo isso”, detalha o músico.

“A Secretaria de Cultura faz sua imersão no projeto TerPaz alinhando, principalmente, a cultura, a educação e a capacitação, e esse tripé faz um grande avanço para que os principais beneficiados, ou seja, a população, possa fazer um grande apanhado de capacitação e de ampliar  visão e o foco por meio da cultura, da arte e da educação. A cultura é uma política pública muito eficiente, de curta duração, com um resultado fantástico, então essas oficinas tendem a possibilitar a cada participante o acesso não apenas ao serviço em si da política pública, mas o acesso a todos os serviços e oportunidades que o Governo do Estado, a Secult e o TerPaz estão oferecendo”, considera Bruno Chagas, secretário de Estado de Cultura em exercício.

__________

Agência Pará