IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Festival Internacional de Música do Pará recebe público em concerto de abertura

Esta é a 33° edição do FIMUPA que oferece além de concertos, masterclass com músicos de Minas Gerais, São Paulo, Manaus e Paraná

A primeira noite de concertos do Festival Internacional de Música do Pará, no domingo (31), foi um sucesso. Na apresentação de abertura, que teve como atração a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) - com regência do maestro Miguel Campos Neto e a solista Myroslava Khomik (violinista ucraniana) -, o público compareceu para prestigiar o festival. A programação segue até o próximo domingo (7).

No pronunciamento de abertura do evento, a professora Glória Caputo, superintendente da Fundação Carlos Gomes; e a Secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, fizeram as honras da casa, agradecendo a plateia e a parceria junto ao Governo do Estado, responsável pelo avanço da vacinação contra a Covid em Belém e no Estado como um todo, permitindo assim a realização das apresentações presenciais.

Novidade - No concerto de abertura, iniciou uma nova forma de disponibilização dos programas com as músicas e biografias dos artistas. A programação foi disposta em QR Code, que foi publicado nas redes sociais e site da Fundação Carlos Gomes (FCG). 

A iniciativa surgiu como maneira de evitar o excesso de papel que seriam impressos em cada dia de festival, diminuindo o uso de materiais que poluem o meio ambiente e fomentando assim a reflexão sobre práticas que envolvem a gestão de resíduos.

No Theatro da Paz, que é a maior sala de concerto, foram impressos somente metade do quantitativo de programa que compreendem aos assentos ocupados. Nos demais dias, a programação estará somente no site da FCG, nas redes sociais oficiais (@fundacaocarlosgomes) e fixado na entrada do Theatro da Paz em forma de QR Code.

Esta é a 33° edição do FIMUPA, criado na primeira gestão da professora Glória Caputo, e oferece concertos e masterclass com músicos de Minas Gerais, São Paulo,  Manaus e  Paraná, além de artísticas de renome internacional, vindos da Rússia, Ucrania e Estados Unidos, entre outros. 

Serviço: As apresentações acontecem até o próximo domingo às 12hs, na Sala Ettore Bosio (IECG); às 18hs, na Sala Augusto Meira Filho (Arte Doce Hall) e no Theatro da Paz. Nos dias 06 e 07, a Orquestra do Festival, formada pelos músicos participantes, professores e técnicos do IECG oferecem o concerto de encerramento, com a regência do maestro Roberto Tibiriça e o pianista Cristian Budu.

__________

Agência Pará