IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Encontro dos Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas reúne povos tradicionais e cientistas

Danças indígenas animam a abertura do Encontro de Saberes da Amazônia e Mudanças Climáticas“Não são os povos indígenas que desmatam, não é a comunidade ribeirinha que desmata e sim os grandes projetos ambiciosos, como o agronegócio, que destrói a floresta e desequilibra o clima", assegurou a representante do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, Cila Mesquita, durante a abertura do Encontro dos Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas, nesta quarta-feira, 20, em Belém.

Cila ressaltou, que a população e o mundo sofrem com o aquecimento global, que é ameaça a todos. "Por isso, nós estamos aqui unindo a academia e os saberes das comunidades para mostrar que estamos comprometidos com o clima e com a vida”. 

O encontro é organizado pelo Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), patrocinado pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O evento está sendo realizado no auditório Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA), e seguirá até sábado, 23, em formato presencial e on-line, com uma extensa programação de debates e troca de aprendizados tradicionais e científicos com representantes dos povos e movimentos sociais da Pan-Amazônia.

Encontro reúne povos tradicionais e cientistas da Amazônia e do País, em BelémO encontro antecede e abre oficialmente o X Fospa, que será realizado na segunda quinzena de julho de 2022.  "O evento de hoje  é um encontro da sabedoria da floresta com a sabedoria científica. A sabedoria que é produzida na mata com a sabedoria que é produzida nos laboratórios. E todas elas apontam para um único sentido, que sem a Amazônia não há salvação para humanidade", afirmou o coordenador das Relações Internacionais da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo Campos.

Cântico de saudação à natureza, terra, água e à ancestralidade

O Encontro dos Saberes da Amazônia e Mudanças Climáticas contou com diversas lideranças dos povos tradicionais, ambientalistas, professores, cientistas e autoridades, que ouviram com atenção a primeira mesa da programação: Círculo de Abertura: Como se Constroem e se Interligam os Saberes.

"Está desconhecido o conhecimento ancestral que os povos indígenas e as comunidades tradicionais têm dentro da sua construção milenar. Se nós não iniciarmos esse conhecimento, que é tão importante quanto o acadêmico, nós estamos a mercê de deixar a Amazônia ser devastada predatoriamente", afirmou o cacique do povo Paiter de Rondônia/RO, Uraan Anderson Suruí.

"Belém é considerada a capital da Amazônia. Nós temos uma população pluriétnica, multicultural, construída desde antes do início da colonização com as populações indígenas. Nada mais justo que essa população discuta seus rumos para a construção de um desenvolvimento sustentável, que seja bom para o homem e mulher da Amazônia", afirmou o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.

Programação -  A programação desta quinta-feira, 21, continuará com o "Círculo II: Mudanças Climáticas, Saúde e Soberania Alimentar.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sidney Lianza, explica a ideia das atividades. "A programação é construída e pensada em ar, terra, fogo e água. A ideia é que tenha círculos de conversa com a presença de líderes indígenas, remanescentes quilombolas, pesquisadores, professores entre outros, assim optamos por diversidade em falas em torno de 10 minutos", explicou Lianza.

Mensagem

Cumprindo a etapa de recuperação da covid-19, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, enviou uma mensagem aos participantes do Encontro dos Saberes, que foi lida pela coordenadora do Núcleo de Artes da Secretaria de Administração e representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Célia Marajá.

"Não dá para pensar num país melhor, num planeta melhor, se não pensarmos na defesa da Amazônia. O que nos remete à luta contra a globalização econômica, contra a violência, o desrespeito ao direito dos povos tradicionais, contra a destruição da natureza em favor do capital. Belém se coloca como parte desse debate, como parte integrante que é dessa imensa e complexa região. Somos Amazônidas e fazemos parte desse ecossistema rico e necessário ao planeta", destacou na mensagem Edmilson Rodrigues.

Para mais informações sobre o Encontro dos Saberes, acesse: 

Site: http://forosocialpanamazonico.com
Facebook: https://m.facebook.com/FospaOficial
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCp-ZvmugeA02oKtxdMIMoqg
Telefones: 011 - 3578-1583 / 96578.7070.

__________

Agência Belém