IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Secult comemora aniversário de 152 anos de Icoaraci com muita música e dança

Da programação participaram o grupo coreógrafo Ritmus Dance e Bianca Furtado

Na última sexta-feira (08), a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que tem a frente a jornalista Ursula Vidal, realizou na Estação Cultural uma programação festiva composta de música e dança em homenagem ao aniversário de Icoaraci, que completou 152 anos.

Com apresentação de dança do grupo coreógrafo Ritmus Dance e o show de Bianca Furtado, a Estação recebeu um bom público que aproveitou a noite e se divertiu.

O coordenador da Estação Cultural, Luciano Gomes, ressaltou a importância da data para o espaço cultural. “Não podíamos deixar de celebrar esses 152 anos com essa programação musical que também integra uma série de outras ações da Estação”, destacou. 

Sobre a Estação a secretária Ursula Vidal considera que: “É um espaço que, por conta de uma escuta que realizamos com a comunidade, é multiuso para nossa economia criativa e para todo esse pulso das expressões e manifestações da nossa cultura tão extraordinária, diversa e rica”.


Para quem mora em Icoaraci há anos como Maria das Graças, de 67 anos, a data foi festejada com chave de ouro “Icoaraci é um lugar que respira cultura, pode ter seus problemas, mas também tem seus encantos e a nossa cultura é um deles”, contou.

Ela acrescenta: “Eu achei a programação muito agradável e especial, porque comemora o aniversário de Icoaraci do jeito que a gente merece, com muita música animada. Uma coisa leve, para todas as idades”, finaliza.

Para o estudante Pietro Henrique, de 23 anos, a programação valorizou o distrito de Icoaraci. “Eu achei muito linda e feliz essa celebração do aniversário. Gostei muito de termos sido lembrados com essa programação na Estação. A gente tem uma história e uma cultura que merecem essa valorização e atenção”, destacou. 

AGENDA CULTURAL

Além da programação em comemoração aos 152 anos de Icoaraci, a Estação Cultural também recebe uma agenda voltada para o Preamar do Círio e o Dia da Mulher Empreendedora de Icoaraci. Confira: 

Preamar do Círio - 15/10 (sexta-feira)

 19h - Abertura da exposição “Mantos de Fé”

19h20 - Exibição do curta metragem “Água, barro e asfalto. Atravessadas”

19h40 - Apresentação do Grupo Fefolti com homenagem  “Devoção à Nossa Senhora”

20h - Apresentação do grupo Parafolclórico “Trilhas da Amazônia”

Semana da Mulher empreendedora de Icoaraci - 26 a 30/10 

26 a 29/10 - 9h às 14h
Oficina de biojoias - ministrada pela Fundação Curro Velho

27 a 29/10 - 9h às 14h
Oficina de embalagens artesanais - ministrada pela Fundação Curro Velho

28 e 29/10 - 9h às 14h
Curso “ Gestão de empreendedorismo” - ministrada pela Incubadora da UFPA

27 e 28/10 - 9h às 14h

Oficina de panificação - ministrada pelo SENAR

Serviço de ação social com emissão de documentos, balcão de direitos e atendimento médico

30/10 (sábado)

19h - Apresentação da Escola de dança de salão Nívea Santos homenageando a cantora Cleide Moraes e o Brega paraense 

20h - Seresta cultural com Brenda Moraes e Banda