IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Secult inicia terceiro módulo de qualificação da equipe técnica que atuará no Museu do Marajó

Palestras e visitas aos museus do Estado fazem parte do curso, realizado em Belém, para os cinco técnicos da região

Acervo do Museu do Encontro, já visitado pelos participantes do cursoAlunos do Curso de Formação Técnica para o Museu do Marajó estão em Belém para participar do terceiro módulo do programa de qualificação, realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM). A ação ocorre nesta segunda (20) e terça-feira (21), e tem o objetivo de apresentar aos participantes as coleções, a estrutura de organização dos setores de documentação, restauro, curadoria e educação do SIMM, as reservas técnicas e o modelo de comunicação das exposições.

Os cinco alunos do curso assistiram à palestra sobre o trabalho da Coordenação de Educação e Extensão do Sistema Integrado, seguida de uma visita à exposição e ao setor de Documentação. “Nesse primeiro momento, vamos falar sobre como são feitas as mediações e agendamentos; como é feito o trabalho com as instituições de ensino. Vamos compartilhar a experiência do setor de educação com as instituições de ensino públicas e particulares. Esperamos contribuir com o aprendizado deles e enriquecer ainda mais o trabalho que será realizado no Museu do Marajó”, disse o coordenador de Educação e Extensão, Raimundo Calandrino.

Na sequência, os participantes foram levados em uma visita ao Museu do Encontro, ao Museu do Círio e às exposições do Prêmio Diário de Arte Contemporânea. Para esta terça-feira (21), estão previstas visitas aos outros museus, reservas técnicas e exposições, além de palestra sobre projetos de economia criativa.

Experiência - Para o estudante David Ferreira, do município de Cachoeira do Arari, onde foi criado o Museu do Marajó, essa experiência marca também o primeiro contato com os museus do Estado. “Espero conhecer tudo que eu não conheço ainda, não só os outros museus, mas também os setores e acervos. O Museu do Marajó faz parte da minha vida desde sempre. Eu participava das palestras, cursos e eventos que eram realizados, e tenho até hoje a minha carteirinha de visitante. Por isso, estar aqui hoje participando de uma ação voltada para o museu é muito importante", declarou.

Museu do Marajó, em Cachoeira do ArariO biólogo Hitalo Melo classificou o curso como uma oportunidade de reencontro com o museu. "Eu morava no interior de Cachoeira do Arari e o acesso, para nós, era um pouco mais complicado. Hoje eu tenho a chance de conhecer muito mais, além de contribuir de uma forma que vai ser muito importante para o meu município. É a primeira vez que visito os espaços que vamos visitar hoje. Vai ser bem interessante. Espero levar daqui muito mais conhecimento para poder repassar à comunidade", destacou.

__________

Agência Pará