A adolescente Ana Clara Vilhena garantindo a sua primeira dose.Alívio e gratidão. Foram os sentimentos mais relatados pelos adolescentes e seus responsáveis nos pontos de vacinação. Nesta quarta-feira, 25, a campanha de vacinação anticovid em Belém entrou em uma nova etapa com a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, iniciando com quem tem comorbidades e deficiência.
Ana Clara Vilhena foi uma dessas adolescentes. Ela, que tem comorbidades, estava há quase dois anos sem sair de casa com medo de contrair a Covid-19 e desenvolver o caso grave da doença devido a sua condição. Agora com a primeira dose garantida, a sensação é de alívio. "Eu estava muito preocupada por saber da gravidade do problema e por ter a consciência de que fazia parte do grupo de risco. Nem acredito que essa espera acabou e que finalmente a vacina chegou para mim", ressaltou.
Já para Luiz Silva, responsável por João André da Silva, que está no grupo de PCDs, o sentimento era de gratidão. "A vacina é um primeiro e grande passo para o retorno da vida ao normal. Já vamos começar a planejar a retomada da rotina dele, com o retorno às aulas, por exemplo, mas claro dando continuidade aos cuidados como uso das máscaras, distanciamento, limpeza das mãos, até estarmos completamente livres da ameaça do vírus", conta.
A movimentação na maioria dos 26 pontos de vacinação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foi tranquila ao longo do dia. Rose Gomes, que coordena o ponto de vacinação do Grão Pará, relata que os profissionais da saúde são preparados para receber esse público especial. “Nós fizemos uma reunião com os profissionais da saúde e os militares que trabalham na campanha de vacinação aqui no ponto, onde eles foram orientados para atender esse público diferenciado. Estamos tendo todo cuidado e carinho para atender a todos da melhor forma possível e respeitando as diferenças e pormenores desse público", explica.
Com a vacinação dos adolescentes, Belém chega a um total de 890.534 pessoas vacinadas com a primeira dose, 350.293 pessoas vacinadas com a segunda dose e um total de 1.240.827 doses aplicadas.
A vacinação segue nesta quinta-feira, 26, na capital com a repescagem para os nascidos de 1962 a 1981.
__________
Agência Belém
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11