Danças, músicas, saberes e economia criativa movimentam as ondas do Preamar da Cultura PopularO som da marujada e as batidas do curimbó anunciaram, na noite desta sexta-feira (20), o começo do Preamar da Cultura Popular, na Estação Cultural de Icoaraci, distrito de Belém. A apresentação do Grupo Parafolclórico Asa Branca abriu a programação cultural gratuita, promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
O primeiro dia de ação também teve a apresentação do Cordão de Pássaro Pipira da Água Boa, de Outeiro, e exibição de curtas, como Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores, além de clipes de artistas regionais.
Secretária de Cultura Ursula Vidal“Aqui, em Icoaraci, a gente costuma dizer que há uma reunião de manifestações por metro quadrado da nossa Região Metropolitana de Belém. Em cada pedacinho da nossa vila de Icoaraci a gente tem um grupo, um coletivo, que mantêm vivos os saberes, as tradições, os fazeres da nossa cultura popular, seja por meio das danças, das nossas imensas expressões que dizem respeito a nossa religiosidade, nossas comunidades tradicionais. Esse é um espaço que a comunidade de Icoaraci abraçou; é um espaço que, por conta de uma escuta que realizamos com a comunidade, é multiuso para nossa economia criativa e para todo esse pulso das expressões e manifestações da nossa cultura tão extraordinária, diversa e rica”, destacou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
A abertura também contou com as presenças de Jamil Rebelo, presidente da Associação de Cultura, Artes, Esportes e Entretenimento (IAI), e Dilermano Ferreira, presidente, em exercício, da Associação Civil e Cultural Asa Branca.
Valorização - A comerciante Maria Lopes de Souza, 62 anos, levou os netos à Estação e aprovou a iniciativa. “Uma ação muito boa, animada, que distraiu adultos e crianças. Precisamos de mais eventos como estes pra ensinar as crianças a valorizarem a cultura e o folclore do nosso Estado”, disse a visitante.
A noite também foi animada para os empreendedores da economia criativa, que estão com boas expectativas de vendas durante a programação. “O movimento já tinha melhorado nos últimos meses. Mas hoje, em especial, estamos bem animadas com as vendas, porque ações como essas dobram o número de visitantes no espaço. É muito bom pra gente”, garantiu Etiene Lopes, que trabalha na barraca Senhora Maniçoba.
A programação continua neste sábado (21) e domingo (22), tanto na Estação de Icoaraci quanto no Salão Paroquial Igreja Matriz de Icoaraci. O encerramento do Preamar da Cultura Popular será no dia 26 de agosto, Dia do Carimbó, com uma ação especial no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, com Feira Criativa do Carimbó, das 15 às 19 h, que oferecerá produtos de artesanato, moda e
A homenagem ao ritmo tipicamente paraense inclui a roda de conversa “Saberes e fazeres do carimbó”, com os mestres Luiz Gonzaga (de Ananindeua) e Catarino (do bairro da Sacramenta), e as mestras Neire (bairro da Pedreira) e Nazaré do Ó (de Icoaraci), e uma roda de carimbó com apresentação do Grupo Sancari e mestres convidados. A entrada é gratuita.
Dia: 21/08 (sábado)
09 as 21 h – Exposição 45 anos de Asa Branca
Exibição de curtas: Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores
Exibição de clipes de artistas regionais
09 as 10h30 - Aulão de ritmos paraenses
Local: Estação Cultural de Icoaraci
15 as 16 h – Oficina de percussão
16 as 17 h – Oficina Práticas coreográficas em danças folclóricas paraenses e Oficina de arranjos e adereços
17 as 18 h – Oficina Rodado de saias
18 as 19 h – Palestra: “A importância da dança folclórica regional na vida da pessoa da terceira idade, buscando transformações na prática dessa manifestação”
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz
19 h – Concurso de Miss do Folclore
20 h – Fefolti - Festival Folclórico da Terceira Idade (espetáculos de dança com os grupos: Balé Popular Carimbó, Grupo Flor Morena, Grupo Ideas, Grupo Folclórico da Terceira Idade Santo Agostinho, Grupo Nativos do Pará e convidados)
Local: Estação Cultural de Icoaraci
Dia: 22/08 (domingo)
09 h – Exposição 45 anos de Asa Branca
Exibição de curtas: Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores
Exibição de clipes de artistas regionais
Local: Estação Cultural de Icoaraci
15 as 16 h – Oficina de percussão
16 as 17 h – Oficina Práticas coreográficas em danças folclóricas paraenses e Oficina de arranjos e adereços
17 as 18 h – Oficina Rodado de saias
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz
18 h – Culto ecumênico
18h15 – Salve aos Mestres e Mestras com o Pássaro Tem-Tem, de Outeiro
18h20 – Ajuntamento de Mestres (as) - Roda de Conversa
19h15 – Homenagem aos Mestres (as) - entrega dos Pratos de Cerâmica
19h30 – Apresentações culturais: Grupo Parafolclórico Asa Branca, Grupo Vaiangá, Balé Folclórico da Amazônia e Cia. da Amazônia
Local: Estação Cultural de Icoaraci
Preamar da Cultura Popular – Dia do Carimbó (Mestre Verequete)
Local: Teatro Estação Gasômetro
Data: 26/08/21 | Entrada franca
15 as 19 h - Feira Criativa Carimbó
16 h - Roda de conversa - Saberes e fazeres do carimbó
17 h - Roda de carimbó - Apresentação do Grupo de Carimbó Sancari e mestres convidados
Transmissão pelo canal da Secult Pará no YouTube.
___________
Agência Pará
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05