Além de imunizar, a 2ª dose da vacina contra a covid-19, traz segurança para a população, na opinião do engenheiro mecânico Ericles Moraes, 43, que completou seu ciclo vacinal no ponto de vacinação, localizado no Mirante do Rio, na Universidade Federa do Pará (UFPA) nesta quinta-feira, 19. Ele é obeso e sofre de asma, ou seja, faz parte do grupo de pessoas com comorbidade.
“Para mim a segunda dose é fundamental, já que vem reforçar a proteção da primeira, que é o que a gente precisa. No meu caso, pela comorbidade, eu estou afastado das minhas funções na empresa, trabalhando em home office. Então com a imunização completa, terei segurança para fazer meu trabalho de forma presencial”, disse o engenheiro.
A engenheira civil Gabriela Darold, 25, também foi ao posto da UFPA e não conteve a animação na hora de tomar a 2ª dose da vacina Astrazeneca. “A minha preocupação desde o inicio da pandemia era ter que trabalhar correndo o risco de ser contaminada e isso evoluir para um quadro mais grave, já que eu tenho problemas respiratórios. Mas agora com a 2ª dose, eu já consigo ter a esperança de dias melhores”, declarou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a expectativa é que 25 mil pessoas recebam a 2ª dose do imunizante nesta quinta-feira. No ponto de vacinação da UFPA, também estão sendo oferecidos outros atendimentos, afirma a coordenadora do posto, enfermeira Rosa Helena Monteiro. “Para chamar a atenção da população, estamos oferecendo aqui na UFPA outros serviços como aferição de pressão, glicemia e saturação do paciente, porque a gente quer muito que o público venha se vacinar. Tomar as duas doses é muito importante”, reforçou.
No ponto de vacinação da Igreja do Evangelho Quadrangular, situada na rua Barão de Igarapé Miri, no bairro do Guamá, o fluxo de pessoas estava tranquilo nas primeiras horas do dia. O estivador Nelinho Santana, 45, que trabalha no setor portuário, foi ao local e disse que para ele a segunda dose é sinônimo de liberdade. “A segunda dose significa que daqui a algum tempo a vida vai voltar ao normal e a gente vai poder seguir. Eu lamento pelas perdas, mas não podemos parar e se imunizar 100% hoje representa liberdade”, afirmou.
A administradora Kátia Mendes, 34, afirma estar realizada em ter a oportunidade de completar a imunização, já que trabalha com atendimento ao público. “Eu trabalho na área supermercadista, atendendo mais de 300 pessoas todo dia e tomar essa dose é uma realização. É realmente uma vitória e o meu sentimento é de gratidão por conseguir chegar até aqui, pois muitos não tiveram essa chance”, diz.
O acadêmico de Direito, Wagner Ferreira, 45, perdeu o calendário de vacinação e aproveitou a oportunidade para se imunizar com a 2ª dose. “Eu não vi que a minha segunda dose havia sido antecipada e acabei perdendo, mas graças a Deus consegui garantir a imunização hoje. Para mim essa segunda chance é muito importante, até para que a gente tenha uma qualidade melhor de vida, tenha a nossa saúde e também possa se proteger e proteger as outras pessoas” comentou.
Quem perdeu a data da vacinação, assim como Wagner, pode solicitar um novo agendamento na repescagem da Sesma, pelo e-mail vacinabelem@sesma.pmb.pa.gov.br. Depois do agendamento, o interessado pode acompanhar a solicitação pelo site belemvacinada.com. br.
Hoje, 19, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), segue vacinando com a segunda dose da vacina Astrazeneca quem estava com agendamento até o dia 25 de agosto. Já na sexta-feira, 20, a vacinação será dedicada, exclusivamente, para a aplicação da segunda dose em trabalhadores da educação dos ensinos especial, infantil, fundamental, médio e superior.
Serviço
Para receber a vacina os documentos necessários são RG, CPF e Carteira de Vacinação de Belém. Apenas para o caso dos trabalhadores da educação, que estiverem com a segunda dose marcada para após o dia 20 de agosto, deve ser apresentado junto com o cartão de vacinação algum comprovante de vínculo (crachá, carteira de trabalho, contracheque ou declaração).
Os 25 pontos de vacinação disponibilizados para esses dois dias vão funcionar de 9h às 17h.
São eles:
1. Boulevard Shopping Belém - Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, 776. Reduto.
2. Casa de Plácido – Anexo do Centro Social de Nazaré, ao lado do estacionamento da Basílica.
3. Cassazum - Avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco.
4. Castanheira Shopping Center - Rod. BR 316, km 01, 3° piso. Espaço Cultural.
5. Colégio do Carmo - Travessa Dom Bosco, nº 72, bairro da Cidade Velha.
6. Embarcação Aviso Auxiliar Breves, Marinha do Brasil, atracada no terminal hidroviário da Praça Princesa Isabel, Condor.
7. Escola de Enfermagem da UEPA - Avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá.
8. Faculdade Cosmopolita - Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia.
9. Fibra - Avenida Gentil Bittencourt, nº 1144, bairro de Nazaré;
10. Funbosque - Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro.
11. Ginásio do CCBS-UEPA - esquina da Perebebuí com Almirante Barroso.
12. Ginásio Mangueirinho - Avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão.
13. Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso - Tv. dos Andradas, 1110 - Ponta Grossa.
14. Icoaraci. Igreja do Evangelho Quadrangular - Travessa São Roque, 789, Cruzeiro.
15. Icoaraci. Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças - Praça Pio XII, nº 148.
16. Igreja do Evangelho Quadrangular - Barão de Igarapé-Miri, esquina com 25 de Junho, bairro do Guamá.
17. Mosqueiro. Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins - Rua Lalor Mota, 551, Carananduba.
18. Mosqueiro. Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo - R. Rodrigues Pinajé, 998.
19. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusiva pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G).
20. Shopping Pátio Belém, 3º Piso, loja 358.
21. UEPA CCSE: Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação. R. do Una, n° 156.
22. Unama Parque Shopping - Rodovia Augusto Montenegro, 4300, bairro Parque Verde, acesso lateral Rua Betânia.
23. Unama - Avenida Alcindo Cacela, nº 287.
24. Unifamaz - Avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto.
25. Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA-Campus Guamá) - Rua Augusto Corrêa, 01, bairro Guamá.
__________
Agência Belém
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11