Kamila Dantas, grávida de 8 meses, foi se vacinar para se proteger e ao seu bebêA novidade do grupo de vacinação em Belém, nesta terça-feira, 22, foi a inclusão das mães que amamentam e que os bebês nasceram neste 2021.
A contadora Tatiane Carvalho, 39 anos, foi a primeira a entrar no ponto de vacinação do Mangueirinho. Ela chegou 5h30 da manhã no local, ansiosa para se vacinar. Tatiane é mãe do Caio, de 3 meses e ficou feliz que outras mulheres também terão a mesma chance que ela. Ela contou que tentou se vacinar quando estava com 48 dias do parto, mas tinha que ser com 45 dias. "Foi bom que eles ampliaram e deram chance para mais mulheres se vacinarem. Receber essa vacina me deixa mais segura para cuidar do meu filho”, comemora.
O diretor de Vigilância à Saúde, Cláudio Salgado, informou que a Sesma já pretendia incluir as lactantes, pois as puérperas, que amamentam até 45 dias, já estavam incluídas na lista de prioridades da imunização contra Covid-19. Por isso, houve a necessidade de expandir o grupo para mães com filhos até seis meses de idade. "Vamos analisar a quantidade necessária de doses que precisamos para ampliar ainda mais esse grupo”, afirma. Ao todo, aproximadamente 28 mil pessoas foram imunizadas neste dia 22 de Junho.
A Sesma continuou baixando a faixa etária para vacinação e nesta terça-feira foi a vez das pessoas nascidas em 1979. Diana Ribeiro, 41 anos é doméstica e estava muito emocionada em receber a vacina.”Dia muito especial para mim, o coração chega está acelerado de tanta emoção. Ainda é o primeiro passo, mas já me sinto mais segura e protegida” comemorou.
A imunização desta terça foi disponibilizada às pessoas nascidas entre 1962 a 1979, gestantes, puérperas e lactantes com crianças nascidas em 2021. Pessoas com segunda dose de Coronavac ou AstraZeneca atrasada ou a vencer no mês de junho completaram a imunização também nesta terça-feira.
A Sesma disponibilizou 20 pontos de vacinação de 9h às 17 horas. Um dos mais movimentados foi o do Mangueirinho, local escolhido por Kamila Dantas, 26 anos, auxiliar de limpeza que está grávida de 8 meses. “Mesmo com medo de agulha vim, pois sei que é muito importante. Perdi tios, colegas e vizinhos, então quanto mais protegida eu estiver melhor, e também vou proteger o meu bebê”, contou.
__________
Agência Belém
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11