IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Inclusão e pluralidade são metas do novo reitor e da vice-reitora da Uepa

Os professores Clay Chagas e Ilma Pastana assumem a gestão da instituição para o quadriênio 2021-2025

O reitor da Uepa, professor Clay Chagas, destacou o projeto coletivo que o levou a ser escolhido pela comunidade da UepaOs professores Clay Anderson Nunes Chagas e Ilma Pastana Ferreira foram empossados, respectivamente, nos cargos de reitor e vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), para o quadriênio 2021-2025, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (07), no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém. Após a obtenção de 51,7% dos votos na eleição para os cargos, realizada no último dia 13 de maio, o professor Clay Chagas, doutor em Desenvolvimento Socioambiental, e a professora Ilma Pastana, doutora em Enfermagem, ocuparam o primeiro lugar na lista tríplice encaminhada ao governador Helder Barbalho, que os nomeou em decreto publicado no dia 31 de maio, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Na cerimônia, o governador Helder Barbalho destacou a parceria entre o governo do Estado e a Uepa durante a gestão do ex-reitor Rubens Cardoso, e afirmou que “cabe ao governo do Estado e à Universidade do Estado Pará assegurar o acesso ao ensino superior aonde ainda não chegou”.

“Não podemos fazer das distâncias um obstáculo para os sonhos, e que possamos sonhar juntos a democratização do ensino”, ressaltou o governador, que também se dirigiu aos reitores das instituições federais, enfatizando que, ao contrário do que está ocorrendo no repasse de recursos por parte do governo federal às universidades, no Pará houve aumento de 30% no orçamento da UEPA nos anos de 2019 e 2020.

Inovação - Antes de seu primeiro pronunciamento como reitor da UEPA, o professor Clay Chagas inovou ao convidar a professora Ilma Pastana a se pronunciar, quebrando um protocolo que prevê apenas a fala do reitor. Ao saudar o governador do Estado, a nova vice-reitora disse que jamais havia sonhado em chegar ao cargo, e destacou a participação das mulheres presentes. “Sou enfermeira, sou mãe, sou avó, sou professora, e nesse sentido tenho muita garra para fazer, junto com o nosso jovem reitor, uma gestão dialógica”, afirmou a vice-reitora.

Para o novo reitor, o momento foi de agradecimento à comunidade que confiou no seu projeto para a instituição. Clay Chagas ressaltou o aprendizado proporcionado em sua experiência como vice-reitor, ao lado do professor Rubens Cardoso. “O senhor deve lembrar de um vice-reitor que chegou assustado quatro anos atrás”, disse ele, em tom de brincadeira, ao ex-reitor.

Projeto coletivo - Durante o pronunciamento, o novo reitor disse que seu pai faleceu em decorrência da Covid-19 quando a Chapa 3 – UEPA para Toda a Gente - iniciava a campanha. “Mas, àquela altura, não dava mais para voltar atrás e interromper um projeto que já era coletivo”, afirmou o professor, emocionado.

Entre os pontos considerados estratégicos da nova gestão, Clay Chagas destacou a inclusão, a pluralidade e a permanência dos estudantes no ensino superior. “A universidade, de todas as instituições públicas, é a que a gente mais percebe a transformação das vidas. O estudante melhora sua própria condição de vida, de sua família e de todo o entorno”, ressaltou.

__________

Agência Pará