Durante esta semana o imunizante aplicado na população de Belém é a Astrazeneca.A Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou nesta quinta-feira, 03, mais uma etapa da vacinação por faixa etária contra a Covid-19. Com isso, pessoas nascidas em 1962, independente de comorbidade, receberam hoje a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Dulce da Silva nasceu em 1962 e foi uma das pessoas vacinadas na manhã de hoje. Ela conta que trabalha como diarista, mas parou de exercer o ofício por causa da pandemia. "Esse período foi muito difícil, eu ganhava uma cesta básica, a mistura do feijão e ia ajeitando as coisas dentro de casa, procurando ficar longe de todo mundo. Então, agradeço muito a Deus por estar tomando essa vacina", disse emocionada, pedindo para chegar aos 100 anos com saúde.
Os relatos de dificuldades enfrentadas ao longo da pandemia se multiplicam na sala de vacinação. José Aldemir é pedreiro, também ficou desempregado na pandemia e contou com a ajuda da esposa e da filha para manter a casa. Ao ser vacinado, ele declarou "é a maior alegria da minha vida me ver livre dessa doença".
O momento da vacinação desperta nas pessoas a sensação de alívio. "Essa é a esperança de que tudo vai voltar ao normal para a gente poder continuar a nossa vida", afirma Shirley Gomes, após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Balanço - Nesta semana, a Sesma também deu continuidade à vacinação de pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente e dos profissionais da saúde com a Astrazeneca.
Na segunda-feira, 31, foram vacinadas 5 mil pessoas com comorbidade nascidas de 1986 a 2003 (1° chamada). Na terça-feira, 01, aproximadamente 9 mil profissionais da saúde receberam a 2° dose do imunizante. Já na quarta-feira, 02, cerca de 7 mil pessoas foram vacinadas, entre pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente nascidas de 1962 a 2003 (2° e 3° chamada, respectivamente). A meta de vacinação estimada para esta quinta-feira é de 9 mil pessoas vacinadas.
Nesta sexta-feira, 04, a vacinação continua em Belém. Desta vez, receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 pessoas nascidas em 1963, independente de comorbidade. A expectativa da Sesma é que nos próximos dias um novo calendário de vacinação seja divulgado.
___________
Agência Belém
16/10/2024 | 12:05
10/10/2024 | 06:08
29/09/2024 | 13:11