IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Cultura

Obra na Casa das Artes fortalece e preserva a história e cultura do Estado

Cerca de 20 workshops online estão programados sobre artes cênicas, visuais e literárias para os próximos meses em realizações da Fundação Cultural do Pará

Prédio da Casa das Artes data da segunda metade do século XIX na rua Dom Alberto Ramos, 236, no bairro de Nazaré, em BelémA Casa das Artes, ligada à Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), iniciou a substituição da extensão das calhas do prédio (mais de 50 metros) e a implantação de toldos nas varandas, após levantamento das necessidades emergenciais de cada espaço realizado no final de fevereiro de 2021.

“A necessidade de preservação e conservação arquitetônica do espaço é muito importante, por isso a intenção é realizar manutenções regulares, especialmente, por conta dos danos ocasionados pelas chuvas e pela passagem do tempo”, observou o diretor da Casa das Artes, Alfredo Garcia.

Com a obra, futuros eventos culturais presenciais na área externa da Casa, como lançamentos de livros e feirinhas, não sofrerão com intercorrências causadas pelas chuvas, sobretudo, pela implantação de toldos mais resistentes para a proteção do espaço. 

Após o término dessas obras, previstas para serem finalizadas até o final deste mês de abril, será feita a revisão do telhado, que data do começo do século XX; a readequação dos espaços internos; a revisão das divisórias dos espaços, entre outros serviços. 

“Esse é um espaço encantador, de preservação ambiental, histórica e cultural de diferentes tipos de linguagens. Contamos com um acervo importantíssimo para a cultura do Estado, direcionada aos artistas, que integra músicas, literatura, arquitetura, design, artes cênicas, entre outras ricas linguagens”, assegura Alfredo Garcia. 

As atividades presenciais estão suspensas desde o dia 16 de março de 2020 e todas as programações estão sendo realizadas de forma virtual. Para os próximos meses, serão realizados cerca de 20 workshops online de qualificação sobre artes cênicas, visuais e literárias. 

Acompanhe a divulgação pelos perfis da Fundação Cultural do Estado do Pará no Facebook e no Instagram . Mais informações, podem ser obtidas diretamente com a Casa das Artes: (91) 3323.0351 ou 3323.0352.

HISTÓRIA DA CASA DAS ARTES

Fundado em 21 de julho de 1999, o antigo Instituto de Artes do Pará (IAP) se tornou um Centro de Experimentação Artístico e Cultural do Pará, identificado como Casa das Artes. O espaço tem sede na rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, no bairro de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. 

Desde a sua criação, a Casa das Artes ocupa o prédio construído na segunda metade do século XIX, para abrigar o Quartel do 15° Batalhão de Infantaria do Exército, porém, suas feições mais recentes são do século seguinte e, possivelmente data dos anos de 1920. Ao longo de sua história abrigou outras unidades militares.

O espaço foi palco de um importante momento histórico do Estado. No quartel, as forças militares do Pará organizaram o Comando de Estado quando da transição entre a monarquia e o regime republicano (15 de novembro de 1889). Liderado pelo major João Maciel da Costa, no local aconteceu o ato de adesão do Pará à República e foi organizada a junta governativa para assumir a direção do Estado. 

__________

Agência Pará