IBOVESPA 107.398,97 −6.278,28 (5,52%)

Prefeitura de Belém quer acelerar compra da vacina contra Covid-19

Em reunião com o Instituto Butantan, a PMB quis saber o melhor caminho para obter a vacina mais rapidamente

Membros do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) estudam formas, junto ao Instituto Butantan, para dar agilidade à compra de vacinas contra a Covid-19, considerando que a aquisição dos imunizantes anunciada pelo Ministério da Saúde não é suficiente para acelerar a imunização do povo brasileiro. A reunião ocorreu virtualmente na noite de segunda-feira, 5, e o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, vice-presidente do Conectar, esteve presente no debate. 

Além do prefeito de Belém, participaram também da discussão o prefeito de Florianópolis e presidente do Conectar, Gean Loureiro; a prefeita de Palmas e 2° vice-presidente do consórcio, Cinthia Ribeiro; o prefeito de Recife e vice-presidente de relações institucionais do Conectar, João Campos; a epidemiologista e consultora do consórcio, Carla Rodrigues; o secretário-executivo do consórcio, Marcelo Cabral; o secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre, além da secretária de relações internacionais da prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, que estava representando o prefeito da cidade, Bruno Covas. Todos interessados em saber com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o diretor jurídico do centro de pesquisa, Paulo Luis Capelotto, o melhor caminho para conter a contaminação do coronavírus no país.

"Debatemos sobre a importância do Instituto Butantan a nos ajudar, junto à China, a conseguirmos uma quantidade significativa de vacina, adquirida pelos municípios brasileiros, inclusive Belém", informou Edmilson Rodrigues. acelerar a aquisição de vacinas diante da baixa aquisição pelo Ministério da Saúde.

Durante o encontro, os diretores do Conectar manifestaram apoio ao trabalho de produção de vacinas pelo Instituto. "Os insumos serão produzidos no Brasil, ou seja, toda a vacina vai ser produzida aqui. Com isso, poderemos produzir milhões de vacinas de forma independente, com uma tecnologia desenvolvida pelos nossos cientistas. Isso é um grande mérito, uma conquista, mas que ainda está em fase de teste", destacou o prefeito de Belém sobre a Butanvac, vacina produzida pelo Instituto Butantan.  

Conectar - É um Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, que conta com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), idealizado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 23 de fevereiro, de 2021, autorizando a aquisição de imunizantes contra COVID-19, por estados e municípios. Visa ainda aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos de saúde, fundamentada na Lei nº. 11.107/2005.

_________

Agência Belém