Secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal: ″O evento é importante para debater cultura como atividade econômica’’A troca de experiências e aprendizados com a execução da Lei Aldir Blanc reforçou a importância dos fóruns de dirigentes de Cultura, em todo o Brasil. Para fortalecer estas redes de trabalho colaborativo e auxiliar no planejamento e realização de ações de política cultural no Estado, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep) e Sebrae Pará, realiza o primeiro Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Pará,em 6 e 7 de abril de 2021.
A iniciativa conta ainda com o apoio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedeme), Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad). A programação também marca as comemorações de 30 anos da Famep e será transmitida pelo canal da Secult no YouTube: secultpara.
O Estado do Pará tem mais de 32 mil agentes culturais cadastrados na plataforma Mapa Cultural do Pará, em 111 municípiosO Pará tem hoje mais de 32 mil agentes culturais cadastrados na plataforma Mapa Cultural do Pará, utilizada por 111 municípios, por meio de um Termo de Cooperação. Segundo a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, só foi possível chegar a esse número expressivo graças à necessidade de executar com rigor, planejamento e organização os mais de R$ 125 milhões repassados ao Pará, por meio da Lei Aldir Blanc.
“Nesse momento, é preciso se voltar para os territórios e valorizar, cada vez mais, o patrimônio arquitetônico e simbólico, presente em nossas práticas e fazeres culturais. Temos parceiros e gestores muito experientes no fortalecimento do movimento municipalista e na ativação destas redes colaborativas", considera a secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal
"O evento é muito importante para debater cultura como atividade econômica e o seu papel no ambiente empreendedor. Os profissionais que fazem parte dessa cadeia, que é muito extensa, precisam ver seus talentos sob a ótica de um negócio que gera renda e precisa de investimento em gestão. O Sebrae, como entidade de fomento ao empreendedorismo, tem contribuído para isso”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
A programação completa do 1º Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Pará, em 6 e 7 de abril, está nas redes sociais da SecultPara Wagne Machado, presidente da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), “reunir prefeitos e secretários de cultura para discutir políticas públicas no setor cultural é uma grande oportunidade, espero que possamos estimular movimentos culturais, nos níveis municipal, regional e estadual, além de promover a integração entre os municípios. Precisamos reafirmar a importância da cultura para o desenvolvimento de nossa sociedade, bem como, reafirmar sua validade não só aos fazedores de cultura, mas aos municípios como um todo”.
O encontro terá mesas de debates sobre os instrumentos de captação de recursos, por meio de fundos, leis de incentivo e emendas parlamentares. Ao final, será proposta a criação de um Fórum de Gestores Municipais de Cultura.
“Esse é o momento de potencializarmos o canal de trabalho colaborativo com os municípios e lançar também um olhar sobre a potencialização das capacidades locais, propondo uma visão transversal entre Cultura, Turismo e Empreendedorismo. Vamos disponibilizar material didático e de consulta para operação dos meios de captação de recursos, além de oferecer oficinas de formação para agentes públicos e agentes culturais. As demandas que surgirão deste primeiro encontro nos darão substância para planejar as ações seguintes. Queremos ouvi-los e construir esse processo com elas e com eles, afinal, somos de um País que se chama Pará. É uma diversidade extraordinária e desafiadora de realidades e contextos”, pontua Ursula Vidal.
Confira a programação completa nas redes sociais da Secult.
__________
Agência Pará
18/11/2024 | 20:24
15/11/2024 | 18:04
16/10/2024 | 12:05